pt Português en English es Español
 

Publicado em 01/08/2022.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)

A Comissão Interna de Respeito à Diversidade (CIRD) do INCQS se reuniu no último dia 21 de julho para discutir alguns pontos importantes sobre sua atuação no Instituto. Esta foi a primeira reunião presencial da Comissão este ano, que apoiará os comitês da Fiocruz nos temas: Gênero e Raça; Acessibilidade e Inclusão; e Violência e Saúde.

A CIRD/ INCQS é composta pelos seguintes membros: Guilherme Luz (Serviço de Gestão do Trabalho - SGT); Magno Maciel (Departamento de Farmacologia e Toxicologia - DFT); Mara D. Pereira (Direção - DIR); Maria Fernanda Romero (Assessoria de Comunicação Social - ACS); Mychelle Alves Monteiro (Departamento de Química - DQ); Penélope Toledo (Assessoria de Comunicação Social - ACS); Wagner Michel (Direção - DIR); Ronald Santos Silva (Departamento de Farmacologia e Toxicologia - DFT) e Sthefany Libonati (Departamento de Química - DQ).

Em relação à participação dos membros da CIRD/ INCQS nos três Comitês da Fiocruz, foram aprovadas as seguintes representações a serem submetida à Direção do Instituto e posteriores formalizações:
. Comitê Fiocruz Pró-Equidade de Gênero e Raça (CPEGR/Fiocruz) - Mara D. Pereira e Guilherme Luz;
. Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência - Mara D. Pereira e Maria Fernanda Romero;
. Comitê de Trabalho do Programa Institucional de Articulação Intersetorial Violência e Saúde (PI) da Fiocruz - Wagner Michel e Penélope Toledo.

Na ocasião, a Comissão tratou da necessidade de contribuição interna do Instituto na elaboração da Política de Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, que está sendo liderada pelo CPEGR/Fiocruz. "Na próxima reunião do Conselho Deliberativo (CD) do INCQS, o tema será debatido e uma representante do CPEGR/Fiocruz estará presente para acompanhar a apresentação. A ideia é discutir o tema e deliberação sobre a dinâmica a ser adotada no Instituto, para viabilizar essa consulta interna", explicou Mara, da Direção do Instituto.

A CIRD/INCQS pretende promover em novembro deste ano um evento no Instituto. A abordagem seriam os temas: gênero e raça, violência e saúde, e acessibilidade e inclusão, considerando a transversalidade entre eles. A próxima reunião da CIRD/ INCQS irá tratar do Plano de Ações - INCQS, para agosto de 2022 a dezembro de 2023, a partir do material preexistente.

Confira a página do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz aqui

Acesse também aqui as iniciativas de acessibilidade e inclusão da Fiocruz na pandemia.