pt Português en English es Español
 

Publicado em 24/05/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Profissionais do Setor de Cosméticos e Saneantes do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) ministram o curso de capacitação profissional sobre o controle da qualidade destes produtos, com abordagem nos ensaios químicos e físico-químicos’, de 9 a 13 de maio. Saneantes são substâncias ou preparações para limpeza, desinfecção, desinfestação, sanitização, desodorização e odorização de objetos e superfícies.

Realizadas presencialmente e compostas por exposições teóricas e atividades práticas em laboratório, as aulas tiveram como objetivo apresentar o controle da qualidade de saneantes com relação ao preparo de soluções, análises químicas quantitativas e análises físico-químicas.

“Os profissionais puderam aprimorar e implementar os conhecimentos adquiridos em sua rotina de trabalho”, explicaram Adriana Sant’Ana da Silva e Leonardo de Souza Lopes, responsáveis pelo curso.

O conteúdo programático abrangeu o fluxo de amostra, apresentação das instalações e equipamentos do laboratório de Química, Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) referentes ao controle químico e físico-químico de saneantes, treinamento nas metodologias de determinação de princípios ativos presentes em formulações de saneantes e demonstração de liberação de laudo parcial no sistema Harpya, que foi desenvolvido pelo INCQS/Fiocruz para gerenciar as amostras analíticas.

O curso se deu no âmbito da Coordenação de Pesquisa e Aperfeiçoamento Acadêmico (CPE) e foi voltado a profissionais de Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) e de outras instituições, que atuam profissionalmente nesta atividade. Além de seus coordenadores, contou com a colaboração de Lauro de Sena Laurentino e Ana Lúcia de Barros, ambos do Departamento de Química (DQ) do Instituto.