pt Português en English es Español
 

2020 NOTÍCIAS PPGVS

 

EGRESSO DO PPGVS TEM PROJETO RECOMENDADO NO INOVA GESTÃO DA FIOCRUZ

maxresdefault

Projeto 'Monitor do Portfólio INCQS' do aluno egresso do curso de Mestrado Profissional do PPGVS, Eduardo Henrique de Arruda Santos, foi recomendado no Edital Inova Gestão, programa promovido pela Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz (VPPIS). O Inova Gestão, lançado em setembro deste ano, faz parte do Inova Fiocruz. 

Construir solução de gestão e monitoramento do portfólio institucional, através da criação de base de informações gerenciais a partir dos acervos (físicos e eletrônicos), rotinas (metodologia e trabalho) e executores (perfis e hierarquia) dos projetos, programas e serviços especiais do INCQS. Esse é o objetivo do 'Monitor do Portfólio INCQS', de Eduardo Henrique de Arruda Santos, da VDVisa/INCQS. Leia mais...

DOCENTE DO PPGVS PARTICIPA DE ESTUDO COM ZEBRAFISH CONTRA A COVID-19

zebrafish incqs interna

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) investigam o uso do zebrafish para testar segurança de vacinas contra a Covid-19, a partir de análises do sistema imunológico do peixe. Parceria com o INCQS/Fiocruz viabilizará testes com a vacina de Oxford, da Astrazeneca.

Segundo o preprint (estudo ainda não revisado) publicado na plataforma BioRxiv, a alternativa é viável, já que o zebrafish pode produzir anticorpos após receber a dose de uma vacina. Para comprovar a suspeita, os pesquisadores desenvolveram um imunizante específico para a testagem, que contém a proteína spike, presente na superfície do coronavírus. Quando se avaliou a resposta imune contra o vírus, além da produção de anticorpos específicos contra a proteína spike, alguns peixes apresentaram reações semelhantes aos casos graves da doença em humanos.

De acordo com Fausto Klabund Ferraris, docente do PPGVS, os resultados presentes nesse trabalho reforçam a importância do uso do zebrafish na geração de conhecimento para o enfrentamento do SARS-CoV-2. Um ponto muito favorável que ele ressalta é o fato dessa espécie possuir a expressão da proteína ACE2 (angiotensin-converting enzyme 2), o receptor presente nas células que o SARS-CoV-2 utiliza, através da proteína spike, para invadir.

"Ocorre que este receptor não está presente em linhagens de camundongos convencionais, por esse motivo estudos sobre a Covid-19 tem utilizado camundongos manipulados geneticamente para expressarem a ACE2. Essa característica do zebrafish permitiu a observação de alguns fenômenos imunológicos que não tinham sido relatados em estudos com camundongos. O trabalho mostrou alguns efeitos danosos provocados pela proteína spike no zebrafish que são muitos semelhantes a quadros clínicos descritos nos pacientes em graus moderado e severo da Covid-19", afirma. Leia mais...

DISCENTE DO PPGVS TEM ARTIGO PUBLICADO SOBRE MÉTODO SIMPLES E RÁPIDO DE
DETECÇÃO ANTIMICROBIANA EM FÓRMULAS INFANTIS PRODUZIDAS A PARTIR DE LEITE
BOVINO

FÓRMULAS INFANTIS E MAMADEIRA 1

Bianca Figueiredo de Mendonça Pereira, aluna do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) do INCQS, teve seu artigo publicado em novembro na revista Food Analytical Methods, cuja classe de antimicrobianos pesquisados, os macrolídeos, são considerados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) como criticamente importantes e que devem ser priorizados em relação a medidas para conter a resistência aos antimicrobianos.

O objetivo do estudo, tema da dissertação de Mestrado Acadêmico da aluna, foi desenvolver um método analítico simples e rápido, baseado em um método de extração QuEChERS modificado, capaz de determinar resíduos de cinco antimicrobianos da classe dos macrolídeos (eritromicina, espiramicina, oleandomicina, tilmicosina e tilosina) em fórmulas infantis produzidas a partir de leite bovino.

O trabalho é de autoria de Bianca Figueiredo de Mendonça Pereira (discente do PPGVS), ao lado de sua orientadora Bernardete Ferraz Spisso (Docente do PPGVS), Mararlene Ulberg Pereira (Coordenadora do curso de especialização) e Rosana Gomes Ferreira, todas do Setor de Resíduos do Laboratório de Alimentos do INCQS. Leia mais...

BOLSISTA PIBIC DO INCQS RECEBE MENÇÃO HONROSA NA XXVI SEMANA DE MICROBIOLOGIA
DA UFRJ

118769235 3410502989044116 1177063349673337504 n

O trabalho intitulado como 'Avaliação da citotoxicidade de cepas de Cronobacter spp. isoladas de alimentos e de origem clínica em diferentes linhagens celulares', de Paula Vasconcelos Costa, bolsista de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), vinculada ao INCQS, recebeu menção honrosa na XXVI Semana de Microbiologia e Imunologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O objetivo deste projeto foi avaliar o potencial citotóxico de cepas de Cronobacter frente as linhagens celulares de origem animal e humana. De acordo com Paula Vasconcelos, as análises revelaram que compostos citotóxicos produzidos por esta bactéria induzem características de morte celular.

O trabalho é fruto da parceria entre o Setor de Cultura de Células do Laboratório de Vacinas Virais, Biofármacos e Cultura de Células do Departamento de Imunologia (DI) e o Laboratório de Alimentos do INCQS. O projeto teve como coautores: Raquel M. Siqueira, Luiza Vasconcellos (doutoranda do PPGVS), Victor Midlej, Stephen J. Forstythe, e Anna Christina R. Guimarães (DI/ INCQS) e Marcelo Luiz Brandão (Docente do PPGVS). Leia mais...

COORDENADOR DE PESQUISA E DOCENTE DO PPGVS TEM TECNOLOGIA INCLUÍDA NO PORTIFÓLIO DE INOVAÇÃO DA FIOCRUZ

PORTIFOLIO FIOCRUZ

A tecnologia Kit para diagnóstico de meningites bacterianas por PCR em Tempo Real-HRM, coordenada pelo Coordenador de Pesquisa/NIT-INCQS e docente do PPGVS, Ivano de Filippis, foi incluída no Portfólio de Inovação da Fundação. No Portfólio estão os resultados inovadores gerados na instituição.

O novo kit está sendo desenvolvido com o objetivo de diminuir os custos do diagnóstico molecular das meningites bacterianas em até 80%, com relação aos testes disponíveis atualmente, visando seu uso em laboratórios públicos, principalmente, e privados. 

“A proposta é inovadora, devido à utilização de apenas um fluoróforo para detectar os genes-alvo por análise da Temperatura de Melting (TM) do gene-alvo da bactéria. Cada gene detectado apresenta uma TM diferente que é facilmente visualizada em um gráfico no final da amplificação. O sistema atualmente empregado para o diagnóstico (Taqman) utiliza três sondas diferentes com custo muito superior ao método do qPCR-HRM”, explica Ivano.

Ele destaca, também, que o qPCR-HRM, apesar de ser mais econômico, mantém a sensibilidade, especificidade e facilidade de leitura dos resultados similares ao Taqman. Leia mais...

EGRESSO DO PPGVS DO LABORATÓRIO ZEBRAFISH É CONTEMPLADO NO EDITAL EQUIPAMENTOS
INOVA

equipamentos inova

Pela segunda vez, o Laboratório de Fisiologia do Departamento de Farmacologia e Toxicologia (DFT) do INCQS foi contemplado no Programa Inova Fiocruz com seu projeto de implementação do laboratório Zebrafish, dessa vez no Edital Equipamentos Inova. O modelo Zebrafish tem sido cada vez mais utilizado em pesquisas científicas de diversas áreas, tais como farmacologia, toxicologia, genética, patologia, dentre outros. Essa versatilidade, aliado ao fato de ter alta correspondência genética com humanos, e alta taxa reprodutiva quando comparado com mamíferos, traz uma gama imensa de possibilidades de parcerias intra e extramuros da Fiocruz. Esse é o primeiro biotério Zebrafish na Fundação.

De acordo com Magno Maciel Magalhães, egresso do PPGVS e chefe do setor de Fisiopatologia do laboratório, apesar dos desafios impostos pela atual pandemia, eles estão dentro do cronograma de implementação. Os avaliadores do segundo edital irão avaliar e monitorar o funcionamento dos equipamentos em 12 meses, a partir da instalação. Leia mais...

EGRESSOS E DISCENTES DO PPGVS PARTICIPAM DA 17º SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SNCT) 2020

17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT 2020

Artigos de saúde: Os artigos de saúde voltados para atendimento à pandemia, como: máscaras cirúrgicas, respiradores particulados, luvas e protetores faciais, correspondem atualmente à 36% da demanda total do Setor de Artigos de Saúde, do Departamento de Química, do INCQS. A afirmação foi feita por Renata Vale, coordenadora do Núcleo Técnico de Artigos de Saúde (NT AS) do INCQS e egresso do PPGVS, durante a participação do instituto na 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Cosméticos e Saneantes: O responsável pelo Setor de Cosméticos e Saneantes do INCQS/Fiocruz, Leonardo de Souza Lopes, egresso do PPGVS, apresentou um painel temático sobre o uso destes produtos, em especial aqueles à base de álcool etílico 70%, como o álcool na forma de gel, para a prevenção da contaminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Sangue e Hemoderivados: Integrante do Laboratório de Sangue e Hemoderivados do INCQS/Fiocruz, Raimundo Ismael Freitas de Maria, que é aluno do curso de Residência Multiprofissional em Saúde na Área de Vigilância Sanitária com Ênfase na Qualidade, palestrou sobre as análises prévias do controle da qualidade dos kits de diagnóstico da Covid-19. O painel temático foi realizado em 22 de outubro e integrou a programação da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Produtos Biológicos: Responsável pelo Setor de Produtos Biológicos do Departamento de Química (DQ) e egresso do PPGVS, Ozéias de Lima Leitão, abriu a participação do INCQS apresentando como o instituto está conduzindo as questões dos produtos biológicos para o combate da Covid-19. Na apresentação, foram indicadas as tecnologias e métodos utilizados atualmente nos ensaios para investigar a segurança e qualidade dos produtos biológicos. O setor é o responsável pelas avaliações de vacinas, soros hiperimunes e medicamentos biológicos. Leia mais...

DISCENTES E DOCENTES DO PPGVS PARTICIPAM DO 1º CONGRESSO ONLINE BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DE CEREAIS E PANIFICAÇÃO (CBCP)

cbcp 2020O trabalho 'Análise de resíduos de agrotóxicos em arroz comercializado no Brasil', de autoria de Angélica Castanheira de Oliveira (discente do PPGVS), Luisa Figueira Quintão (Residente do PPGVS) Vanessa da Silva Santos, Dra. Maria Helena Wohlers Morelli Cardoso (docente do PPGVS) e Dra. Lucia Helena Pinto Bastos, foi publicado nos anais do CBCP 2020 no formato de ebook.

O CBCP é um encontro de caráter técnico-científico, com abrangência nacional, realizado pela Universidade Federal de São João Del-Rei, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Embrapa Milho e Sorgo e Embrapa Agroindústria de Alimentos. Leia mais...

 

DOUTORANDOS DO PPGVS MINISTRAM CURSO DE INVERSO: DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA,
PRÁTICA DE ENSINO E COMPARTILHAMENTO DO SABER

fbae5982b88f8bcff3d9efe70bb9daecEstudantes do doutorado acadêmico do PPGVS têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas e atividades, trabalhar a construção programática e a didática de um curso, e vivenciar a prática de ensino por meio de cursos de inverno e cursos de verão ministrados pelos próprios alunos, sob a supervisão de docentes do Programa, e oferecidos à comunidade, principalmente a alunos universitários, por meio do Campus Virtual da Fiocruz.

Os cursos mais recentes desta modalidade foram ministrados de 03 a 07 de agosto: Introdução ao gerenciamento de referências, ministrado pelo doutorando Gladson Curcio Viana, e Alimento x produto alimentício – aplicações práticas em tempos de pandemia da Covid-19, ministrado pelas doutorandas Priscila Rodrigues de Jesus e Katia Laine Magalhães do Couto, através da plataforma Zoom. Leia mais...

SETOR DE SANGUE E HEMODERIVADOS: GRANDES APRENDIZADOS E DESAFIOS COM A
COVID-19

desafio covid 19A pandemia do coronavírus tem fomentado diversos desafios mundiais na saúde pública para o seu enfrentamento. A egressa do PPGVS, Dra. Marisa Coelho Adati, chefe do Laboratório de Sangue e Hemoderivados do INCQS e sua equipe, que conta com discentes do PPGVS, estão à frente das análises de controle da qualidade dos testes rápidos da Covid-19. E para atender o aumento de demanda, a equipe do laboratório teve que se reinventar diante das limitações de segurança e prevenção impostas para o trabalho.

Leia mais... 

EGRESSO DO PPGVS RECEBE PRÊMIO CAPES DE TESE 2020

BANNER DESTAQUE PRAZO PREMIO CAPESA tese “Poluentes químicos e biológicos em ambientes aquáticos e seus impactos na estrutura e no resistoma móvel de comunidades microbianas”, do egresso do PPGVS Kayo Cesar Bianco Fernandes, e sob a orientação da docente do PPGVS Dra. Maysa Beatriz Mandetta Clementino, recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2020.

Leia mais...

INCQS RENOVA ACORDO COM MCTI E SEGUE SENDO UM DOS LABORATÓRIOS CENTRAIS DA
REDE NACIONAL DE MÉTODOS ALTERNATIVOS (RENAMA)

Renama renovaoO INCQS/Fiocruz foi convidado a continuar sendo um dos laboratórios centrais da Rede Nacional de Métodos Alternativos (Renama) na estrutura organizacional da rede, relacionada a gestão. A renovação do acordo junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) aconteceu em reunião entre o diretor do Instituto, Dr. Antonio Eugenio de Almeida, e o coordenador geral de Saúde e Biotecnologia, do Departamento de Programas de Desenvolvimento Científico do MCTIC, Dr. Thiago de Mello Morais.

O INCQS indicou a vice-diretora de Ensino e Pesquisa e docente do PPGVS, Dra. Silvana do Couto Jacob, como sua representante. Além do Instituto da Fiocruz, os outros dois laboratórios centrais seguem sendo, também a convite, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio).

Criada no âmbito do MCTIC, a Rede é composta por laboratórios centrais e laboratórios associados, que utilizam sua infraestrutura laboratorial e de recursos humanos especializados na busca para implantar métodos alternativos ao uso de animais e para desenvolver e validar novos métodos no Brasil. Seu trabalho se firma no princípio dos 3Rs: Replacement, Reduction and Refinement (substituição, redução e refinamento). Leia mais...