pt Português en English es Español
 

Publicado em 06/01/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

 

Imagem de Divulfação

A chefe do Laboratório de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes do INCQS/Fiocruz, Mychelle Alves Monteiro, participou do encontro regional latino-americano da Farmacopeia dos Estados Unidos no Brasil (United States Pharmacopeia–Brazil / USP), no dia 14 de dezembro de 2021. O tema do evento foi “Qualidade da cannabis para uso medicinal”.

A profissional do INCQS/Fiocruz falou sobre o controle de qualidade e os métodos analíticos como mecanismos para garantir a qualidade destes produtos no nosso país.

Em sua fala, informou que foram testadas 41 amostras de 3 produtos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todas em conformidade.

Além disso, Mychelle apontou alguns dos principais desafios analíticos, destacando que o INCQS/Fiocruz está desenvolvendo um método que seja aplicável para todos os produtos de cannabis e que o objetivo é desenvolver uma monografia a ser incluída na Farmacopeia Brasileira.

“Um grande desafio no Brasil é analisar os produtos de Cannabis medicinal importada para uso pessoal e os extratos de Cannabis produzidos por Associações de Pacientes, por não fazerem parte do programa de monitoramento pós-mercado de produtos da Cannabis da Anvisa”, explicou.

Do Brasil, um representante da Anvisa, João Paulo Perfeito, também participou do evento, onde falou sobre as questões regulatórias sobre a Cannabis medicinal. Houve também participação como ouvintes de profissionais do INCQS. Os demais países presentes foram Estados Unidos, Colômbia, Argentina e Chile.