pt Português en English es Español
 

Publicado em 05/01/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

O INCQS/Fiocruz ministrou a 2ª edição do curso Vigilância e Controle da Qualidade de Alimentos, desta vez na modalidade de Capacitação Profissional de forma remota, em parceria com outras unidades da Fundação e instituições, entre 6 e 10 de dezembro de 2021. A primeira edição foi realizada em junho do mesmo ano.

Voltado a profissionais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), o curso apresentou regulamentações gerais referentes a área de alimentos no Brasil, critérios e métodos analíticos, e a atuação dos laboratórios públicos e dos serviços de vigilância sanitária.

“Compreender os conceitos básicos, as áreas de atuação e conhecer os diferentes olhares sobre a vigilância e sobre o controle da qualidade dos alimentos é fundamental para a proteção e a promoção à saúde”, explicou o coordenador do curso Marcelo Brandão, do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).

A coordenadora do Núcleo Técnico de Alimentos (NT AL) do INCQS/Fiocruz, Rosane Gomes Alves Lopes, também responsável pelo curso, acrescenta:

“O INCQS tem cumprido papel importante na capacitação de profissionais do SNVS. O curso proporciona troca de experiências e reflexões sobre a atuação nas vigilâncias sanitárias e laboratórios dos municípios e estados participantes”.

As aulas foram ministradas por professores do próprio Instituto – Rosane Lopes, Angélica Castanheira, Bernardete Spisso, Fábio Silvestre Bazílio, Juliana Machado, Lísia Gobbo e Lucia Bastos – e por colaboradores externos: Aline Figueiredo e Paula Moura, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Francine Balzaretti Cardoso, da Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul (Visa SES-RS); Kátia Dantas Figueiredo, do Laboratório Municipal de Saúde Pública (LASP – RJ); Marlúcia Catúlio, do Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) e Débora Oliveira, da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Fiocruz).