pt Português en English es Español
 

Publicado em 22/12/2021.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Fotos: Arquivo Pessoal

A convite da coordenação geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a coordenadora do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos (NT-PB) do INCQS/Fiocruz, Maria Aparecida Boller, ministrou palestra sobre vacina no Encontro Nacional da Rede de Frio (Enrede), nos dias 16 e 17 de dezembro, em Brasília-DF. Esta rede é o processo de recebimento, armazenamento, conservação, manipulação, distribuição e transporte dos imunobiológicos do PNI.

A exposição feita por Maria Aparecida no encontro foi sobre ‘A atuação do INCQS/Fiocruz junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e farmacêuticas no registro e autorizações, nas análises das amostras, flexibilizações e excepcionalidade para garantir a disponibilidade da vacina na pandemia’. O roteiro da apresentação foi desenvolvido em parceria com a chefe do Setor de Irritação, Pirogênio e LAL do Instituto, Lília Seródio, que também participou do encontro.

O evento teve como objetivo avaliar a experiência vivenciada nos processos de operacionalização da Campanha Nacional de Vacinação, desde o seu planejamento no final de 2020 até a fase atual, e os desafios da Rede de Frio na continuidade ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Nele foram abordadas questões como os avanços alcançados para viabilização da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, sistemas de informação, logística da aquisição e distribuição das vacinas e insumos, estratégias para a implementação do controle e fiscalização dos processos desenvolvidos, regulação, qualidade e segurança, automação do processo de conservação dos imunobiológicos, vacinação de rotina e desafios, dentre outras.

“O INCQS/Fiocruz foi parte importante da Rede de Frio do PNI e participou ativamente do enfrentamento à pandemia, realizando as análises de controle da qualidade das vacinas, o que garante segurança para a população se imunizar”, explicaram Maria Aparecida Boller e Lília Seródio.