pt Português en English es Español
 

Publicado em 06/12/2021.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

O setor de Citotoxicidade e Genotoxicidade do INCQS/Fiocruz, sob a articulação da Coordenação de Pesquisa e Ensino (CPE), ministrou o curso de capacitação profissional Ensaio cometa para avaliação de dano ao DNA, entre 8 a 12 de dezembro novembro de 2021. Os alunos foram profissionais de Saúde Pública graduados nas áreas de Farmácia, Biologia, Medicina ou áreas afins.

As aulas tiveram como objetivo abordar o princípio e a aplicação do teste, a descrição do método e do procedimento experimental do ensaio Cometa, incluindo a relação dos equipamentos, todos os materiais e soluções necessárias para a execução deste tipo de ensaio, assim descrito pela chefe do Setor de Citotoxicidade e Genotoxicidade, Taline Conde:

“O ensaio SCGE (single cell gel electrophoresis) ou ensaio Cometa sob condições alcalinas é uma técnica eletroforética sensível, reprodutível, simples e rápida para a detecção da presença de quebras de fita única (SSB) e dupla de DNA (DSB), de lesões em sítios álcali-sensíveis e de SSB em sítios de reparo por excisão incompleto, em células de mamífero in vitro e in vivo. Através desta técnica é possível a avaliação de dano e de reparo do DNA em células proliferantes e não proliferantes em nível individual empregando-se amostras celulares extremamente pequenas. O ensaio Cometa tem amplas aplicações em toxicologia genética, em testes de genotoxicidade in vitro, in vivo, no biomonitoramento ambiental e no monitoramento populacional humano”, explica.

Ela foi uma das colaboradoras do curso, juntamente com a chefe substituta do Setor, Renata Calil, sob a coordenação da servidora aposentada Helena Zamith.