pt Português en English es Español
 

Publicado em 03/12/2021.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/ Fiocruz)

Entre os dias 22 e 24 de novembro, o INCQS marcou presença remotamente na reunião da Rede Nacional de Laboratórios de Controle para Biológicos da Organização Mundial da Saúde (OMS). O encontro foi virtual, mas o evento teve sua sede em Genebra, na Suíça. Essa foi a primeira participação do instituto como membro da Rede, desde quando passou a integrá-la em julho de 2020.

A Rede consiste em uma plataforma para colaboração e intercâmbio técnico sobre controle e garantia da qualidade de vacinas ou outros medicamentos biológicos. O objetivo do evento foi a apresentação de todos os novos membros da rede. Participaram do INCQS: o diretor do instituto, Antonio Eugenio de Almeida; a vice-diretora de Vigilância Sanitária, Célia Romão, e a coordenadora do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos (NT-PB), Maria Aparecida Boller, que é também nosso ponto focal nesta rede.

Na ocasião, o INCQS foi oficialmente apresentado aos demais países integrantes da rede e foi uma excelente oportunidade para atualização em diversos temas, como: quais os testes de controle da qualidade para Vacina Covid-19 estão sendo feitos pelos laboratórios nacionais de controle (NCL) em diversos países, pré-qualificação de vacinas pela OMS, e boas práticas regulatórias, sendo essas as principais discussões do evento.

O diretor do instituto, Dr. Antonio Eugenio de Almeida fez a apresentação na qual constaram o organograma, atividades laboratoriais, métodos utilizados no controle da qualidade das vacinas (biológicos, físico químicos e imunoquímicos). Descreveu os procedimentos para liberação dos lotes de vacinas, sistema da qualidade e acreditações dos métodos utilizados no controle da qualidade de vacinas, assim como discursou sobre colaborações externas do instituto com outras organizações. Houve interesse imediato nas nossas atividades, com elogios de vários países em destaque Portugal e Korea.

Criada em 2016 em reunião da OMS na Holanda, a Rede é atualmente composta por 45 laboratórios nacionais de controle de vacinas.

1 OMS

2 OMS

Imagens: Capturas de telas