pt Português en English es Español
 

Publicado em 04/10/2021

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

A toxicologia, ciência que estuda os efeitos adversos das substâncias químicas sobre os organismos, foi tema do curso de atualização Introdução à Toxicologia, ministrado por profissionais do Departamento de Farmacologia e Toxicologia do INCQS/Fiocruz entre 30 de agosto e 14 de setembro. A atividade aconteceu no âmbito da Coordenação de Ensino e Pesquisa do Instituto.

“A toxicologia é uma área de grande importância para o desenvolvimento e registro de produtos de interesse à saúde. O curso possibilita o entendimento de conceitos básicos sobre toxicologia aplicada a diferentes produtos e apresenta os diversos métodos analíticos e alternativos em toxicologia”, explicou Magno Maciel Magalhães, responsável pelo curso, juntamente com Renata Medeiros.

Voltadas a profissionais da área da saúde, as aulas possibilitaram aos estudantes o conhecimento sobre o histórico e os conceitos relacionados ao tema, bem como sobre as diversas áreas da toxicologia, os métodos analíticos e alternativos utilizados.