Publicado em 15/03/2021.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Um tom leve, com depoimentos e histórias pessoais, desta forma o INCQS/Fiocruz abordou a pandemia da Covid-19, um tema tão pesado. O olhar feminino foi o foco da live promovida em 10 de março, virtualmente, por ocasião do Dia da Mulher.

“Nem por isso deixamos de informar e dar o nosso recado para as pessoas se vacinarem, acreditarem na ciência, manterem o isolamento social e as medidas de proteção individual e coletivas, como o uso de máscara”, ressaltou o diretor do Instituto, Antonio Eugenio de Almeida.

Com suas particularidades e seu olhar feminino, Fernanda Nicodemos, da Assistência Técnica de Projetos Institucionais; Vera Lucia de SantAnna, do Serviço de Gestão do Trabalho (SGT); Eliane Lopes Monteiro, do Departamento de Administração (DA); Cristina Michiko Nishijima, da Central de Recebimento de Amostras (CRA); Renata Calil Lemos, do Departamento de Farmacologia e Toxicologia (DFT); e Fernanda Sabagh, da Coordenação da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) relataram como têm assumido a multiplicidade de papeis que se colocaram às mulheres, bem como os caminhos encontrados para amenizar o efeito da pandemia e ajudar a superá-la.

Relatos emocionantes e motivadores de mães, gestoras, profissionais em trabalho presencial e/ou remoto, mulheres vencendo limitações físicas e emocionais, vítimas direta ou indiretamente do vírus, à frente do combate à pandemia. Confira abaixo alguns trechos das narrativas e assista no canal do INCQS no YouTube o vídeo completo. Aproveite e curta/siga a página!