pt Português en English es Español
 
COORDENADORA DE ENSINO

pp

DRA. KATIA CHRISTINA LEANDRO

Graduação em Química pela Universidade Federal Fluminense (1996), Especialização em Educação (2000) e Doutorado em Química Analítica (2004), ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Estágio supervisionado na Charles University, República Tcheca, em 2008. Especialização em Gestão da Vigilância Sanitária (2012), pelo Hospital Sírio Libanês (SP). Coordenadora do Curso de Especialização em Controle da Qualidade de Produtos, Ambientes e Serviços vinculados à Vigilância Sanitária (INCQS) de 2007 a 2020. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária de 2011 a 2017 e em 2019. Coordenadora de Ensino e coordenadora substituta de Pesquisa do INCQS/Fiocruz a partir de 2019. Pertence ao corpo de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária, desde 2009. Membro da Comissão de Residência Multiprofissional do INCQS/Fiocruz, desde 2012. Membro do corpo editorial da Revista Vigilância Sanitária em Debate: sociedade, ciência & tecnologia (editora assistente), desde 2013. Coordenadora dos Programas Profissionais da Área Interdisciplinar da Capes, desde 2022. Consultora ad hoc da CAPES, CNPq, FAPERJ e FACEPE. Tem experiência na área de Química, com ênfase em eletroanalítica e cromatografia na análise de produtos sujeitos à ação da Vigilância Sanitária e na área de Educação, com ênfase em Vigilância Sanitária.

Link lattes: http://lattes.cnpq.br/9234210483544177

COORDENADORA DO PPGVS E DOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO ACADÊMICOS

silvana 1

DRA. SILVANA DO COUTO JACOB

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Química Analítica - Loghborough University Of Tecnology (1994). É tecnologista senior da Fundação Oswaldo Cruz. Atuou como coordenador do grupo técnico de alimentos da Fundação Oswaldo Cruz e foi chefe do Departamento de Química do INCQS/Fiocruz. É pesquisadora professora do curso de pós-graduação em Vigilância Sanitária. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos, controle de qualidade, espectrometria atômica, metrologia química e avaliação de riscos.

Link lattes: http://lattes.cnpq.br/2169583671793861

COORDENADORA DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

BERNARDETE 1

DRA. BERNARDETE FERRAZ SPISSO

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Físico-Química (área de concentração Química Analítica) pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Vigilância Sanitária pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS)/Fundação Oswaldo Cruz (2010). Tecnologista em Saúde Pública Sênior, responsável pelo laboratório de resíduos de medicamentos veterinários em alimentos, pertencente ao Setor de Resíduos do Laboratório de Alimentos/Departamento de Química. Atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) do INCQS e é atualmente a coordenadora da modalidade Mestrado Profissional. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Vigilância Sanitária, atuando principalmente no tema Segurança Alimentar e Resíduos de Medicamentos Veterinários em alimentos e amostras ambientais. Membro, desde 2015, do Grupo de Trabalho criado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para efetuar a revisão da RDC 53/2012, referente ao estabelecimento de Limites Máximos de Resíduos de medicamentos veterinários em alimentos de origem animal. Membro, desde 2016, do Grupo de Trabalho coordenado pela Anvisa e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sobre Resistência aos antimicrobianos no âmbito do Codex Alimentarius.

Link lattes: http://lattes.cnpq.br/4470328933549957

COORDENADORA DO CURSO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

Lucia Helena Pinto Bastos

DRA. LUCIA HELENA PINTO BASTOS

Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1999), especialização em vigilância Sanitária (2000) e doutorado em vigilância sanitária em saúde (2013) Atualmente é tecnologista sênior da Fundação Oswaldo Cruz, onde trabalha na área de resíduos de agrotóxicos em alimentos, possui experiência em química analítica , sistema da qualidade, vigilância sanitária tendo atuado em programas de avaliação de resíduo de agrotóxicos em hortifrutigranjeiros. Avaliadora independente da CGRE (INMETRO).

Link lattes:http://lattes.cnpq.br/7820529431397787

COORDENADORA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

MARA 1

MSC. MARARLENE ULBERG PEREIRA

Mestre em Vigilância Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2013). Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente trabalha no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - INCQS da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Vigilância Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, análise e validação de métodos para determinação de resíduos de medicamentos veterinários em alimentos, utilizando a técnica de Cromatografia líquida de alta eficiência acoplada à espectrometria de massas sequencial (LC-MS/MS). Atua no Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) do INCQS como Coordenadora do Curso de Especialização em Controle da Qualidade de Produtos, Ambientes e Serviços Vinculados à Vigilância Sanitária.

Link lattes: http://lattes.cnpq.br/5515105587663197

COORDENADORA DOS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

AMANDA 1

MSC. AMANDA DA SILVA RIO

Possui graduação em Química pela Universidade do Grande Rio (2005), especialização em Controle de Qualidade de Produtos, Ambientes e Serviços Vinculados à Vigilância Sanitária pelo Instituto de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) - Fiocruz (2009), mestrado em Vigilância Sanitária pela Fiocruz (2011). Atua na função de Técnica em Saúde Pública no Laboratório de Medicamentos do Departamento de Química do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Possui ampla experiência na área de medicamentos, principalmente em Análises e Pesquisas no âmbito da Vigilância Sanitária. Atualmente coordena os cursos de atualização e capacitação profissional do INCQS/FIOCRUZ).

Link lattes: http://lattes.cnpq.br/2223180666522085

 

Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1999), especialização em vigilância Sanitária (2000) e doutorado em vigilância sanitária em saúde (2013) Atualmente é tecnologista sênior da Fundação Oswaldo Cruz, onde trabalha na área de resíduos de agrotóxicos em alimentos, possui experiência em química analítica , sistema da qualidade, vigilância sanitária tendo atuado em programas de avaliação de resíduo de agrotóxicos em hortifrutigranjeiros. Avaliadora independente da CGRE (INMETRO)

Link lattes:  http://lattes.cnpq.br/7820529431397787