pt Português en English es Español
 

Publicado em 06/11/2020.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

O responsável pelo Setor de Cosméticos e Saneantes do INCQS/Fiocruz, Leonardo de Souza Lopes, apresentou um painel temático sobre o uso destes produtos, em especial aqueles à base de álcool etílico 70%, como o álcool na forma de gel, para a prevenção da contaminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2). A apresentação foi feita em 22 de outubro, na 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – 2020.

“Cosméticos, assim como produtos de higiene pessoal e perfumes são preparações para uso externo nas partes do corpo humano (pele, sistema capilar, unhas etc) para limpá-las, perfumá-los ou protegê-las. Já saneante são destinados à aplicação em objetos, tecidos, superfícies inanimadas e ambientes também com o objetivo de limpeza e desinfecção”, definiu o palestrante.

Leonardo explicou o ciclo do produto durante o período de pandemia, que inicialmente estava escasso no mercado, resultando no aumento abusivo no seu preço, mas que contou com variedade de marcas e fabricantes após a flexibilização provisória da legislação, por meio da Resolução nº 350 de 19/03/2020.

Com o aumento, também cresceu a necessidade de monitoramento do controle da qualidade do produto por parte do INCQS, pois muitas amostras de saneantes e cosméticos disponíveis no mercado apresentavam índices insatisfatórios nas modalidades de análise fiscal, de orientação e especial, com suspeita de álcool combustível, suspeita de desvio da qualidade e suspeita de presença de metanol.

Os produtos encaminhados ao Instituto pelos órgãos de fiscalização passam por análises laboratoriais de determinação do teor de princípio ativo, rotulagem e diferentes tipos de determinação do teor de álcool etílico.

“O INCQS está sendo muito importante no controle da qualidade dos produtos à base de álcool etílico 70%. Além disso, estamos otimizando os métodos de análise e prestando apoio técnico às instituições de saúde e aos laboratórios públicos”, declarou o responsável pelo Setor de Cosméticos e Saneantes.