pt Português en English es Español
 

Publicado em 26/10/2020.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Arte:  Mariana Fernandes de Queiroz (INCQS/ Fiocruz)

Com o objetivo de popularizar o conhecimento científico e despertar o seu interesse pelo público jovem, o INCQS/Fiocruz promoveu um painel temático sobre Inteligência Artificial (IA) e as atividades do Instituto durante a pandemia da Covid-19 no dia 22 de outubro, na 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

No período de epidemia, o INCQS tem sido fundamental no enfrentamento à disseminação do vírus, desenvolvendo análises de controle da qualidade de álcool em gel, máscaras, luvas, kits de diagnóstico e vacinas contra a Influenza, cuja campanha foi antecipada pelo Ministério de Saúde (MS) como parte de sua estratégia. São análises de controle para o MS e análises fiscais no caso de denúncia por desvio da qualidade.

O Instituto também realizou a validação de metodologias para determinação de N-Nitrosaminas em medicamentos As N-Nitrosaminas são impurezas que podem estar presentes em alguns medicamentos conhecidos como “sartanas”, comumente usados para pressão arterial, além de ranitidina, metformina, entre outros, e por serem prováveis agentes cancerígenos humano, precisam estar em níveis aceitáveis para não impactar na saúde.

A explicação sobre estas análises – em que consistem, como são feitas, importância etc - foram feitas pelo responsável pelo Setor de Cosméticos e Saneantes, Leonardo de Souza Lopes (álcool em gel); pela representante do Laboratório de Produtos Biológicos e Artigos de Saúde, Renata Dalavia (artigos de saúde); pelo residente do Departamento de Imunologia, Raimundo Ismael Freitas de Maria (kits de diagnósticos); pelo chefe do Setor de Produtos Biológicos, Ozéias Leitão (vacinas); e pela chefe do Laboratório de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes, Mychelle Alves Monteiro (controle de N-Nitrosaminas).

“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento que possibilita o contato da sociedade com o mundo acadêmico e tecnológico das universidades e centros de pesquisas. Sendo a Fiocruz uma importante instituição na área da saúde, é importante que as ações desenvolvidas aqui sejam comunicadas à sociedade no geral. Por isso esse evento foi de extrema importância e nos forneceu informações relevantes para a sociedade no geral”, declarou Raimundo Ismael, que participará do evento pela primeira vez.

Equipe do INCQS que participou da entrada ao vivo na Semana Nacional de Ciência e Tencnologia

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial (IA): a nova fronteira da ciência brasileira é o tema desta edição da SNCT. O assunto faz referência aos conceitos e diversas aplicações da informática médica, como o sistema de informações em saúde; bases de dados sobre saúde pública; sistemas de telesaúde e telemedicina, que prestam saúde à distância.

Na abordagem do tema, o INCQS apresentou um vídeo abrangendo os seguintes aspectos: primeira vacina desenvolvida com IA, por pesquisadores australianos; sistema de visão inspeção de blister (IA na área de medicamentos); robô para a indústria farmacêutica; controle de qualidade de café e IA; e IA na categoria de cosméticos.

Acesse a transmissão completa aqui.