pt Português en English es Español
 

Publicado em 03/06/2020. Atualizado pela última vez em 03/03/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

 Imagem de Divulgação

Instituição estratégica do Ministério da Saúde (MS), o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) é componente do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), por meio da participação na Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária. Como único laboratório oficial de controle de produtos no nível federal, o INCQS atende ao setor público (federal, estadual e municipal), contribuindo para proteção e promoção da saúde e para a circulação e distribuição de produtos seguros e eficazes à população.

Com a pandemia de Covid-19, o INCQS/Fiocruz cumpre o seu papel analisando produtos para a saúde utilizados em seu enfretamento, colaborando, assim, para as ações estratégicas e fundamentais do Ministério da Saúde.

A atuação do Instituto no enfrentamento à pandemia pode ser conferida no vídeo documental “O INCQS/Fiocruz não parou na pandemia”, disponível em seu canal no YouTube. Aproveite para deixar o seu like neste e em outros vídeos e compartilhar os conteúdos.

As informações também estão disponíveis em seus canais nas redes sociais:

- Facebook: https://www.facebook.com/fiocruzincqs/?ref=pages_you_manage

- Instagram: https://www.instagram.com/incqsfiocruz/

 

Seguem as análises que estão sendo desenvolvidas no momento:

1. vacinas contra a Covid-19 - O INCQS/Fiocruz é parte importante da Rede de Frio (processo de recebimento, armazenamento, conservação, manipulação, distribuição e transporte dos imunobiológicos) do Programa Nacional de Imunizações (PNI), realizando as análises de controle da qualidade das vacinas, o que garante segurança para a população se imunizar. Até o momento, o Instituto já analisou cinco tipos de vacina contra a Covid-19, sendo as mais recentes a vacina 100% brasileira Covid-19 (recombinante), produzida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), e análise de documentação da vacina da Pfizer para crianças.

2. kits de diagnósticos – O Instituto realiza análises prévias dos kits de diagnóstico, que são compostos por conjuntos e reagentes, calibradores e controles, de classe 3 (no caso de surtos) e de classe 4, para compor o processo de registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de análises de controle para o Ministério da Saúde e análises fiscais no caso de denúncia por desvio da qualidade. Também está colaborando com a Anvisa no processo de registro de autotestes para detecção do antígeno de Sars-CoV-2, realizando a análise técnica das amostras.

 

Seguem as análises que já foram desenvolvidas pelo INCQS/Fiocruz:

3. álcool em gel - O INCQS recebeu amostras de produtos à base de álcool em gel 70% coletadas pela Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RJ) para análise de orientação e pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro – Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa) para análises fiscais no caso de denúncia por desvio da qualidade. Foram feitas análises para determinação do teor de álcool etílico e de rotulagem. Os profissionais do Instituto também orientaram a população sobre o uso do álcool em gel.

4. vacina Influenza - Ainda como parte das estratégias do Ministério da Saúde, o Instituto intensificou as análises de controle da qualidade das vacinas de Influenza, para atender à antecipação da campanha de vacinação, assim como a liberação de resultados para as clínicas privadas.

 

Outros:

5. orientação sobre artigos de saúde – O INCQS está prestando assessoramento técnico aos órgãos competentes sobre os equipamentos de proteção individual (EPIs) e outros artigos de saúde, por meio de orientação a respeito das normas e da legislação vigente. Além disso, fornece informações orientações à população sobre as máscaras de proteção individual.

6. análises de controle de qualidade da água do Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 - Por demanda da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic/Fiocruz), o INCQS realizou análises de controle de qualidade da água do Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 – INI. Os ensaios foram: Contagem de Bactérias Heterotróficas, Pesquisa de Coliformes Totais e Pesquisa de Escherichia coli, desenvolvidos pelo Departamento de Microbiologia do INCQS (DM), e Teores dos Elementos Inorgânicos, conforme preconizado pela legislação vigente, desenvolvido pelo Departamento de Química (DQ).

7. informações à população - Desde o início da pandemia, oi INCQS/Fiocruz tem produzido materiais de comunicação instruindo a população sobre as formas de prevenção, contágio e cuidados, incluindo as especificidades para pessoas com deficiência, bem como fornecendo informações sobre o controle da qualidade das vacinas, kits de diagnósticos e demais produtos.

 

Vale esclarecer que o INCQS não fornece informações sobre resultados de análises, marcas e laudos.

O diretor do Instituto, Antonio Eugenio de Almeida, enfatiza que o INCQS está pronto para contribuir, no que estiver no seu âmbito de atuação, para a contenção da pandemia:

“Contribuir para a promoção e recuperação da saúde e prevenção de doenças, atuando como referência nacional para as questões científicas e tecnológicas relativas ao controle da qualidade, é a nossa missão institucional. Ficamos satisfeitos em ajudar a saúde pública”, declarou.