pt Português en English es Español
 

Publicado em 17/02/2020.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Fotos: Serum Institute of Índia

O INCQS/Fiocruz compôs a equipe de inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) destinada à verificação do cumprimento das Boas Práticas de Fabricação da empresa farmacêutica Serum Institute of Índia, em Pune, entre 20 e 29 de janeiro.

A equipe de inspeção foi liderada por Andréa Renata Cornélio Geyer e composta por Fabrício Carneiro de Oliveira e Márcio Pessoa Costa Pinho, da Anvisa.

Do INCQS participaram, na qualidade de especialistas, Maria Aparecida Boller, coordenadora do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos (NT PB), e Lília Seródio, do Setor de Irritação, Pirogênio e LAL (Limulus amebocyte lysate).

O convite veio após a participação do Instituto em outra inspeção da Anvisa nesta área na Índia, em dezembro de 2019, tendo como representantes do INCQS na ocasião Maria Aparecida Boller e Ozéias Leitão.

Lília Seródio, que participou em janeiro pela primeira vez, destacou a importância para o INCQS e seus representantes de integrar a equipe da Anvisa:

"Este contato com os avaliadores da Anvisa e com os profissionais indianos contribuiu muito para o nosso conhecimento técnico da área de inspeção, e para o nosso crescimento profissional ", declarou.

O INCQS é laboratório oficial da Anvisa (OMCL, em inglês, Official Medicines Control Laboratory) e participa de inspeções de Boas Práticas de Fabricação em algumas áreas.