pt Português en English es Español
 

Publicado em 30/01/2020 (atualizado em 31/01/2020).

Por tratar-se de um vírus notificado pela primeira vez em humanos em 31 de dezembro de 2019 em Wuhan, na China, o conhecimento científico sobre o novo coronavírus ainda é limitado. Pesquisadores de todo o mundo, incluindo os da Fiocruz, estão construindo esse conhecimento diariamente.

No dia 24 de janeiro, a Fiocruz criou uma Sala de Situação em Saúde dedicada a ampliar o conhecimento, monitorar e acompanhar a situação do novo coronavírus. Os encontros reúnem pesquisadores, gestores e técnicos da instituição, além de representantes da Secretaria Estadual de Saúde e das secretarias municipais.

No dia 27 de janeiro, a Fiocruz também foi convidada a integrar o Centro de Operações de Emergências (COE), criado pelo Ministério da Saúde para tratar do novo coronavírus.

Confira na Agência Fiocruz de Notícias (AFN) uma série de perguntas e respostas que oferecem informações sobre a atuação da Fiocruz e sobre o vírus. As informações podem ser atualizadas a qualquer momento, à medida em que avançar o conhecimento sobre as características e o comportamento desse novo vírus.


Para saber mais, também é possível consultar a seção especial elaborada pelo Ministério da Saúde com os últimos informes no site http://www.saude.gov.br/.

Fiocruz recebe visita técnica do MS

Autoridades visitam as atividades de diagnóstico desenvolvidas pelo Centro de Referência Nacional em Vírus Respiratórios da Fundação. Saiba mais aqui.

Acesso à recursos sobre Coronavírus e tópicos relacionados

A Gestão de Acervos Bibliográficos do Icict/ Fiocruz informa que devido à recente situação internacional acerca do coronavírus, a Oxford University Press disponibilizou gratuitamente conteúdo de seus recursos online e principais periódicos a fim de auxiliar pesquisadores, profissionais da medicina, decisores políticos e demais profissionais que trabalham na abordagem dessa emergência de saúde pública.

Link de acesso: https://global.oup.com/academic/category/medicine-and-health/coronavirus/?cc=us&lang=en&