pt Português en English es Español
 

Publicado em 16/12/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Fotos: Arquivo Pessoal

O INCQS participou de uma inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre Boas Práticas de Fabricação na área de produtos biológicos na Índia. À convite do Ministério da Saúde (MS), dois representantes do Instituto compuseram a comitiva brasileira que foi a Hyderabad inspecionar a empresa farmacêutica Biological E. Limited, de 9 a 13 de dezembro de 2019.

A coordenadora do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos (NT PB) do INCQS, Maria Aparecida Boller, e o chefe do Setor de Produtos Biológicos do Departamento de Química (DQ), Ozéias Leitão, participaram da inspeção como especialistas em controle da qualidade.

“A participação do INCQS na missão internacional, na qualidade de especialista, se enquadra em sua visão institucional e consolida a sua importância na área da saúde pública”, declarou Maria Aparecida Boller. 

A delegação foi liderada por dois representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): Pedro Henrique Silvano da Silva e Márcio Pessoa Costa Pinho.

O INCQS é o laboratório oficial da Anvisa (OMCL, em inglês, Official Medicines Control Laboratory) e participa de inspeções de Boas Práticas de Fabricação também em outras áreas.

Fundada em 1953, a Biological E. Limited foi a primeira empresa de produtos biológicos do setor privado da Índia e a primeira empresa farmacêutica no sul do país.