pt Português en English es Español
 

Publicado em 10/12/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

 

Foto: Arquivo Pessoal

Mais de 40 pessoas do INCQS/Fiocruz, dentre servidores, residentes e bolsistas, participaram do 8º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa), realizado de 23 a 27 de novembro, em Belo Horizonte-MG. O tema desta edição foi Democracia e Saúde: caminhos e descaminhos da Vigilância Sanitária.

A comissão científica organizadora do evento contou com duas profissionais do INCQS: a coordenadora do Núcleo Técnico de Alimentos (NT AL), Rosane Alves, e a editora científica da online Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Visa em Debate), Maria Helena Simões Villas Boas. 

Além disto, profissionais do Instituto apresentaram 43 pôsteres, com temas de pesquisas nas áreas de microbiologia, química, farmacologia, toxicologia, imunologia e apresentação do projeto Harpya, o Sistema de Gerenciamento de Amostras Laboratoriais utilizado para gerir as amostras dos produtos submetidos à Vigilância Sanitária em todo o país.

Organizado pelo Grupo Temático de Vigilância Sanitária (GTVISA), da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o evento foi composto por apresentações de pôsteres, mesas redondas, conferências, painéis e discussões temáticas sobre questões cotidianas da população brasileira, como a contaminação dos alimentos, problemas no meio ambiente e na saúde do trabalhador, e licenciamento dos estabelecimentos de saúde, dentre outros.

A 8ª edição do Simbravisa homenageou o escritor Guimarães Rosa, cuja obra literária desvendou os sertões mineiros.