pt Português en English es Español
 

Publicado em 25/11/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Foto: Arquivo Pessoal

A chefe do Laboratório de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes do INCQS/Fiocruz, Mychelle Monteiro, representou o Instituto na reunião da Comissão Intersetorial de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (Cictaf), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em 18 e 19 de novembro, em Brasília.

No primeiro dia do encontro foi feita a apresentação Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica no contexto atual da saúde pública, pelo pesquisador e integrante do Painel de Alto Nível do Secretário-Geral das Nações Unidas em Acesso a Medicamentos, Jorge Bermudez.

Mychelle discutiu o papel do Conselho Nacional de Saúde na criação de diretrizes sobre o controle de qualidade de medicamentos e no encaminhamento ao Ministério da Saúde (MS):

“O MS faz muitas aquisições de medicamentos para ofertar no Sistema Único de Saúde (SUS) e é preciso o conhecimento da qualidade desses produtos para garantir à população brasileira a segurança quanto ao uso e eficácia do tratamento”, declarou.

Já no segundo dia, foram debatidas as ações realizadas pela Comissão entre 2015 e 2018 e elaborado o planejamento estratégico para 2020. Na ocasião, a representante do INCQS falou sobre as questões do instituto e de vigilância sanitária para serem inclusas no plano.