pt Português en English es Español
 

Publicado em 13/11/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Fotos: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/Fiocruz)

O INCQS/Fiocruz recebeu a visita do diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, o embaixador Ruy Pereira Camillo, e de representantes da Rede de Bancos de Leite Humanos (BLHs) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em 13 de novembro, como parte da instalação da Secretaria Executiva da Rede.

Os visitantes se reuniram com o diretor do INCQS, Antonio Eugenio de Almeida, membros da Direção e das áreas relacionadas ao tema. Eles também conheceram as instalações do Departamento de Química (DQ) e do Departamento de Microbiologia (DM) do INCQS.

“A visita dos representantes de diversos países foi muito importante para o fortalecimento da Rede de Bancos de Leite Humanos, para o alinhamento com os demais países de língua portuguesa e para a projeção internacional do INCQS”, explicou o diretor Antonio Eugenio.

A comitiva que visitou o Instituto foi composta por integrantes dos seguintes países: Angola (coordenadora da amamentação e BLH da maternidade Lucrécia Paim, Elisa Gaspar), Cabo Verde (coordenador do Programa Nacional de Nutrição do Ministério da Saúde e da Segurança Social, Irina Spencer; e enfermeiras do Banco de Leite Humano do Hospital Agostinho Neto, Ernie dos Santos e Ester Lopes), Guiné Bissau (responsável pela implementação da iniciativa no Hospital Amigo das Crianças, Elisangela Alfredo), Guiné Equatorial (chefe de enfermaria do Hospital Regional de Malabo, Idelmira Nsuru), Moçambique (diretora e responsável pelo controle de qualidade do BLH do Hospital Central de Maputo, Sonia Bandeira e Rafael Joaquim), São Tomé e Príncipe (responsável pela Saúde Materna e Planejamento Familiar do Hospital Amigo do Bebê para promoção do Aleitamento Materno, Maria Amado) e Portugal (representante da maternidade Alfredo da Costa, Sara Brito).

Por parte do INCQS, além do diretor, participaram da reunião a vice-diretora de Vigilância Sanitária, Célia Romão; a vice-diretora de Gestão da Qualidade, Vera Machado; a vice-diretora de Pesquisa e Ensino, Silvana Jacob; o coordenador do núcleo técnico da Comissão do Programa de Ensaios de Proficiência (CPEP), Marcus Henrique de la Cruz,; o chefe do Núcleo de Alimentos, Microscopia e Métodos Rápidos do DQ, Leonardo Coutada; a chefe do Setor de Alimentos do DM, Sílvia Lopes.

A gerente do Centro de Referência para Bancos de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Danielle Aparecida da Silva, também participou da visita.

Diretor do INCQS na mesa de abertura da instalação da Secretaria Executiva da Rede:

O diretor do INCQS, Antonio Eugenio de Almeida, participou da mesa de abertura da solenidade de inauguração da Secretaria Executiva da Rede de Bancos de Leite Humanos (BLHs), realizada no dia 12/11, no IFF.

Além dele, a mesa foi composta pelo diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, dos diretores do IFF e do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), e por integrantes da Assessoria de Assuntos Internacionais (AISA) e da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), ambas do Ministério da Saúde (MS). 

O diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores e os representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal também participaram do evento.