pt Português en English es Español
 

Após realizar auditoria no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações

(CGPNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), a Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou relatório avaliando positivamente as atividades vinculadas a garantir a qualidade das vacinas utilizadas no país. A apresentação foi no dia 17 de outubro, em Brasília, e contou a participação de representantes da Anvisa, SVS, Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e do vice-diretor do INCQS, Eduardo Chaves Leal.

A atividade laboratorial, incumbência do INCQS, teve 12 indicadores avaliados e todos foram aprovados por estarem em consonância com as normas estabelecidas pela OMS. Dentre os indicadores analisados podemos destacar Sistema de qualidade implementado de acordo com a norma ISO 17025; estrutura laboratorial; qualificação profissional e metodologia analítica. Com isso, o INCQS pode ser convidado a indicar profissionais para comporem a equipe de inspeção da Organização.

O chefe da missão da OMS ao Brasil, Dr. Lahouary Belgarbi, elogiou a atuação do INCQS que, segundo suas palavras, ?está  no mesmo nível das melhores instituições de países desenvolvidos, que avaliam a qualidade de vacinas?. Além disso, Dr Lahouary mencionou a possibilidade de convidar profissionais do Instituto para atuarem como consultores temporários em sua equipe, para realizar autitorias em outros países.

Eduardo Leal comemorou o resultado da avaliação pois, segundo disse, a aprovação e as palavras elogiosas do Dr.Lahouary Belgarbi são motivo de orgulho ao INCQS. Leal também aproveitou para parabenizar todos os profissionais da instituição que de forma direta ou indireta contribuíram para este resultado.

?Foi muito importante esta avaliação e os resultados demonstraram que todo o trabalho feito ao longo dos anos estava e está no caminho certo, pois temos participação na garantia da qualidade dos imunobiológicos, utilizados no país e também os produzidos para exportação?, disse.

Anexo: A Brazil findings overview.ppt
Veja também: Anvisa delega ao INCQS responsabilidade de liberação de lotes de imunobiológicos



Brasilia - Especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciam o resultado da avaliação
da qualidade das vacinas brasileiras, na sede da Organização Pan-Americana de saúde (OPAS-OMS)

Foto: Roosevelt Pinheiro/Abr