13708252 104689889970558 1592083340754770104 o

     O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), criado em 4 de setembro de 1981, é uma unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pertencente ao Ministério da Saúde que tem como missão contribuir para a promoção e recuperação da saúde e prevenção de doenças, atuando como referência nacional para as questões científicas e tecnológicas relativas ao controle da qualidade de produtos, ambientes e serviços vinculados à Vigilância Sanitária.

       Desde então presta serviço somente ao setor público (federal, estadual e municipal) realizando análises na área de controle da qualidade e elaborando pareceres técnicos que podem nortear o registro e a comercialização de insumos e produtos com potencial risco à saúde da população.
       Em 2001, de acordo com as novas diretrizes do INCQS – nas quais o ensino e a pesquisa também se tornaram prioridades institucionais – foi criado o Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS), na modalidade acadêmico, com os Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, fazendo parte dos Programas de Pós-Graduação da Fiocruz.

     O curso Stricto sensu, na modalidade profissional, foi proposto no INCQS em 2005 e a primeira turma de Mestrado Profissional em Vigilância Sanitária iniciou em 2006, sendo todos os alunos profissionais oriundos de órgãos públicos (federal, estadual ou municipal) e atuantes nas áreas fiscal, laboratorial ou administrativa de instituições em áreas afins à Vigilância Sanitária.

      Ainda em 2005, o Programa ampliou iniciando a modalidade Lato sensu com o Curso de Especialização em Controle da Qualidade de Produtos, Ambiente e Serviços vinculadas à Vigilância Sanitária.

       E em 2013, com a criação do Curso de Residência Multiprofissional em Saúde na área de Vigilância Sanitária com ênfase na Qualidade de Produtos, Ambientes e Serviços.

     O Programa também oferece Cursos Livres, como Cursos de Atualização e Capacitação Profissional, em diversas áreas do conhecimento, capacitando profissionais atuantes nas áreas afins à Vigilância Sanitária.

 

 

         COORDENADORES  INFORMAÇÕES