pt Português en English es Español
 

ensino banner banner

Cursos de Qualificação

Stricto Sensu

Lato Sensu

Atualização Acadêmico Especialização
Capacitação Profissional Profissional Residência
Aperfeiçoamento
e Cursos de Férias
   

 

aula-inaugural-2024-email-mkt-card-2.jpg

 

HISTÓRIA DO ENSINO NO INCQS

LINHA DO TEMPO NOTA 6 PPGVS

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), criado em 4 de setembro de 1981, é uma unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pertencente ao Ministério da Saúde que tem como missão contribuir para a promoção e recuperação da saúde e prevenção de doenças, atuando como referência nacional para as questões científicas e tecnológicas relativas ao controle da qualidade de produtos, ambientes e serviços vinculados à Vigilância Sanitária.

Vigilância Sanitária é definida pela lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 em seu Art. 6o, § 1º, como:

“Um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.”

Desde a sua criação, o INCQS presta serviço somente ao setor público federal, estadual e municipal realizando análises na área de controle da qualidade e elaborando pareceres técnicos que podem nortear o registro e a comercialização de insumos e produtos com potencial risco à saúde da população.

Em 1996, a área de ensino do Instituto começou a atuar, oferecendo treinamentos e cursos para os profissionais dos laboratórios públicos de controle da qualidade de produtos.

Em 2001, de acordo com as novas diretrizes da Fiocruz – o ensino e a pesquisa também se tornaram prioridades institucionais – o Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS), na modalidade acadêmico, com os cursos de Mestrado e Doutorado foi criado, destacando-se por ser o único programa stricto sensu em Vigilância Sanitária no país.

Em 2005, para atender a demanda de profissionais da saúde, foi proposto a abertura do Programa Stricto sensu na modalidade profissional. Em 2006, após aprovação da Capes, iniciamos nossa primeira turma do curso de Mestrado Profissional em Vigilância Sanitária, sendo todos os alunos profissionais oriundos de órgãos públicos (federal, estadual ou municipal) e atuantes nas áreas fiscal, laboratorial ou administrativa de instituições em áreas afins à Vigilância Sanitária.

E o Ensino continuou aprimorando e ampliando...

Em 2005, foi iniciada a modalidade Lato sensu, primeiramente com o Curso de Especialização em Controle da Qualidade de Produtos, Ambiente e Serviços vinculados à Vigilância Sanitária.

E em 2013, com o Curso de Residência Multiprofissional em Saúde na área de Vigilância Sanitária com ênfase na Qualidade de Produtos, Ambientes e Serviços.

A área de Ensino continua oferecendo Cursos Livres, como Cursos de Atualização e Capacitação Profissional, em diversas áreas do conhecimento, capacitando profissionais atuantes nas áreas afins à Vigilância Sanitária em todo o território nacional.

Portanto, o principal objetivo da área de Ensino e, consequentemente, do PPGVS é a formação de recursos humanos que possam pensar a Vigilância Sanitária de modo integrado, produzindo conhecimento científico e gerando ações oriundas da interação de diversas áreas de conhecimento.

Na avaliação trienal da Capes (2010-2012), o PPGVS na modalidade acadêmico tinha acabado de completar 10 anos e foi contemplado com a nota 5. E na avaliação seguinte (2013-1016), o Mestrado Profissional também teve sua nota aumentada para 5.

Na última avaliação quadrienal (2017-2020), o curso de Mestrado Profissional manteve a nota 5, enquanto os cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmicos alcançaram a nota 6, sendo considerados de excelência acadêmica pela Capes. 

O gráfico abaixo mostra a evolução, na avaliação da Capes, dos Programas Acadêmico e Profissional em Vigilância Sanitária.

GRÁFICO NOVO SITE

 

         Assista ao vídeo Institucional e conheça um pouco mais sobre o INCQS e suas atividades

VÍDEO INCQS

 

  

1.11.1111111COORDENADORES             vs           ENDEREÇO - CONTATOS2.22.222222222