pt Português en English es Español
 

Publicado em 23/09/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Arte: Leandro Nunes Pontes (INCQS/ Fiocruz)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até 2020, a depressão passe de 4ª para a 2ª principal causa de incapacidade para o trabalho no mundo. Para debater este tema, o INCQS/Fiocruz irá promover a palestra Depressão e trabalho: uma combinação perigosa, em 25 de setembro, a partir das 13h30, no auditório Sérgio Arouca do INCQS/Fiocruz (Av. Brasil, 4365, em frente à creche).

Aberto ao público geral, gratuito e sem necessidade de inscrição prévia, o evento é em referência à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, doença que acomete 121 milhões de pessoas no mundo, sendo 17 milhões só no Brasil.

O evento será dividido em quatro momentos: exibição do vídeo ‘AmarElo’ (Sample: Belchior - Sujeito de Sorte), de Emicida; exposição Assédio moral no trabalho e suas consequências para a saúde mental do trabalhador; exibição do vídeo ‘Panorama sobre depressão no Brasil’ e exposição A química da depressão: a importância e as consequências da medicação para o tratamento da depressão e da ansiedade.

A temática do assédio moral no trabalho será abordada por Wagner Michel, integrante do Comitê de Gestão de Riscos e Controles Internos do INCQS junto à Fiocruz, e é resultado de sua dissertação de Especialização na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).

Já o aspecto químico da depressão será apresentado por Thiago Novotny, integrante do Setor de Medicamentos do Departamento de Química (DQ) do INCQS, professor de Farmacologia e especialista em Toxicologia.

 

‘Depressão e trabalho: uma combinação perigosa’, em referência ao Setembro Amarelo' 

Dia: 25/09, quarta-feira
Local: auditório Sérgio Arouca, do INCQS (Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, em frente à creche)
Cronograma:
13h30 – abertura, com exibição do vídeo ‘AmarElo’ (Sample: Belchior - Sujeito de Sorte), de Emicida
13h40 - palestra Assédio moral no trabalho e suas consequências para a saúde mental do trabalhador, com Wagner Michel (INCQS/ Fiocruz)
14h40 - exibição do vídeo ‘Panorama sobre depressão no Brasil’
14h55 – palestra A química da depressão: a importância e as consequências da medicação para o tratamento da depressão e da ansiedade, com Thiago Novotny (INCQS/ Fiocruz)

O evento é aberto ao público geral, gratuito e sem necessidade de inscrição prévia.