pt Português en English es Español
 

Publicado em 20/09/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Fotos: Arquivo Pessoal

Com o objetivo de capacitar os profissionais dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) e de outras instituições públicas que atuem na área, trabalhadores do Setor de Cosméticos e Saneantes do Departamento de Química (DQ) do INCQS/Fiocruz ministraram o curso Controle da qualidade de saneantes, com abordagem nos ensaios químicos e físico-químicos, de 9 a 13 de setembro.

Nas aulas foram apresentadas as legislações gerais e específicas relacionadas aos diversos produtos saneantes disponíveis no mercado, os requisitos mínimos necessários para um laboratório de controles químicos e físico-químicos, treinamento nos Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) do INCQS de métodos analíticos, os registros dos ensaios e dos resultados gerados e a liberação dos resultados no Sistema de Gerenciamento de Amostras (projeto Harpya).

O curso foi promovido pela Coordenação de Pesquisa e Ensino do INCQS e coordenado pela chefe do DQ, Adriana Sant’Ana, e pelo responsável pelo Setor de Cosméticos e Saneantes do Instituto, Leonardo Lopes. Além deles, os colaboradores Lauro de Sena Laurentino e Ana Lúcia Ribeiro de Barros ministraram as aulas.