pt Português en English es Español
 

Publicado em 19/09/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Assessor Técnico-Científico da Direção do INCQS/Fiocruz, Dr. Armi Nóbrega (primeiro, à esquerda), na celebração do ITPS

Foto: ITPS

 

O Assessor Técnico-Científico da Direção, Dr. Armi Nóbrega, representou o INCQS/Fiocruz no evento de aniversário de 96 anos do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), em Aracaju, de 11 a 13 de setembro. Ele também se reuniu com representantes do ITPS e discutiu iniciativas visando a uma possível colaboração técnica entre as duas instituições.

Nas comemorações do aniversário do CTPS, o representante do INCQS participou da mesa de abertura, juntamente com autoridades dos governos federal, estadual e municipal, bem como do empresariado e academia sergipanos.

Já com relação a uma possível colaboração técnica, proposta pela Presidência da Fiocruz, Dr. Armi se reuniu com profissionais do ITPS e discutiu as possíveis áreas de abrangência, com ênfase da cogitada estruturação e um núcleo voltado para a determinação de resíduos e contaminantes em alimentos, particularmente resíduos de agrotóxicos e medicamentos veterinários, metais tóxicos e micotoxinas.

A cooperação técnica em questão estará sendo desenvolvida no âmbito da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, a Vice-Diretoria de Ensino e Pesquisa do INCQS e o Programa de Pós- Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS/INCQS).

“Fiquei favoravelmente impressionado com as instalações físicas do ITPS, a excelente qualificação de seus profissionais e as atividades desenvolvidas em análise de águas e análise de solos. Na minha opinião, são excelentes as condições para uma ampla colaboração técnica entre Fiocruz/INCQS e ITPS”, declarou o Assessor Técnico-Científico da Direção. 

O ITPS é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico da Ciência e Tecnologia (Sedetec) do Estado de Sergipe e órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).