pt Português en English es Español
 

Publicado em 13/09/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

 

Kayo Cesar Bianco Fernandes, lotado no Departamento de Microbiologia (DM) do INCQS/Fiocruz e egresso do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) do INCQS/Fiocruz teve uma tese agraciado no Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2019, na área ‘Ciências Biológicas aplicadas à Saúde e Biomedicina’.

Kayo defendeu a tese intitulada Poluentes Químicos e Biológicos em Ambientes Aquáticos e seus Impactos na Estrutura e no Resistoma Móvel de Comunidades Microbiana em 26 de fevereiro deste ano, sob a orientação da Dra Maysa Beatriz Mandetta Clementino.

O Prêmio Oswaldo Cruz de Teses existe desde 2017 e premia anualmente as teses de elevado valor para o avanço do campo da saúde, em áreas temáticas de atuação da Fiocruz.

A seleção foi realizada por uma comissão avaliadora de membros externos à Fundação e acompanhada pela Coordenação-Geral de Educação. No total, foram quatro vencedores e seis indicados a menções honrosas, que concorreram nas seguintes áreas: Medicina; Saúde Coletiva; Ciências Sociais e Humanas; e Ciências Biológicas Aplicadas a Saúde e Biomedicina.

Os vencedores, juntamente com seus orientadores, serão homenageados em 15 de outubro deste ano na Cerimônia de Entrega do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses, instituído pela Fiocruz, onde também serão homenageados os vencedores do Prêmio Capes de Teses 2019.

Kayo Fernandes destacou que toda a sua vida científica foi dentro da Fiocruz. Para ele, estar entre as melhores teses de 2019 tem um sentimento de alegria e satisfação pelo reconhecimento de seu esforço e dedicação durante seu doutoramento:

“Já na iniciação científica, percebi um deslumbramento pelas questões relacionadas aos recursos hídricos. Assim, segui pelo mestrado e concluí com o doutorado, onde, além de aprofundar meus conhecimentos, pude divulgar dados inéditos a respeitos da poluição hídrica em mananciais brasileiros. Este prêmio reforça a certeza que sempre tive a respeito da importância e da qualidade da minha tese”, declarou.