pt Português en English es Español
 

Publicado em 11/09/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Foto: IOC/ Fiocruz

O Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) do INCQS/ Fiocruz fará uma aula aberta intitulafa Citometria de fluxo: fundamentos e aplicações na pesquisa, em 12 de setembro, às 9h30, na sala de aula 1, localizada no subsolo do bloco 5 do Instituto (Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, em frente à creche). 

O evento é aberto ao público geral, gratuito e não requer inscição prévia.

A apresentação será feita pelo chefe substituto do Laboratório de Imunoparasitologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/ Fiocruz) e pesquisador titular em Saúde Pública,  Dr. Álvaro Bertho Santos.

De acordo com o chefe do Laboratório de Farmacologia, do Departamento de Farmacologia e Toxicologia (DFT) do INCQS, Fauso Ferraris, "a citometria de fluxo é uma ferramenta direcionada ao estudo de células, e utilizada na identificação, avaliação e diferenciação de diversas características celulares. Baseia-se na detecção de substâncias fluorescentes (fluorocromos) acoplados a anticorpos, capazes de se ligar a determinada molécula presente nas células - avaliadas uma a uma. Além disso, a citometria de fluxo permite ainda a separação rápida e purificada de uma suspensão heterogênea de células – processo denominado Sorting".