pt Português en English es Español
 

Publicado em 30/05/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Fotos: Arquivo INCQS/Fiocruz

Bolsistas de Iniciação Científica (IC) e Iniciação Tecnológica (IT) vinculados ao INCQS, à Presidência da Fiocruz e ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) expuseram e discutiram suas pesquisas na 27ª Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz (Raic), realizada em 22 e 23 de maio, no INCQS. O evento foi promovido pela Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) da Fundação e aconteceu também nas demais unidades.

Apresentados em sessões de comunicação oral ou em pôster, os trabalhos foram avaliados por uma comissão de pesquisadores.

Os temas dos estudantes vinculados ao INCQS foram relativos a aditivos em alimentos, fármacos, microorganismos, novos métodos de avaliação laboratorial, resistência de bactérias a antimicrobianos, contaminações de alimentos, rotulagem, soros antiescorpiônico e antibotrópico (cobras), controle físico-químico de albuminas (proteína encontrada no plasma sanguíneo), bolsas de sangue e controle da qualidade de vacinas.

As exposições foram feitas por bolsistas dos programas institucionais de bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), ambos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), bem como dos programas da Fiocruz de Estágio Curricular (PEC) e de Vocação Científica (Provoc/EPSJV).

Além do desenvolvimento dos projetos de pesquisa, a Raic promove o intercâmbio de experiências entre estudantes, pesquisadores e demais profissionais da Fiocruz, de modo a reforçar a importância da iniciação científica e tecnológica na construção do conhecimento dos estudantes e da própria instituição.

“Esta integração reforça a importância da iniciação científica e tecnológica na construção do conhecimento e fortalece a sua inserção na própria instituição. Por meio deste processo, o bolsista tem acesso ao ambiente de pesquisa da Fundação e incentivo a prosseguir os estudos na pós-graduação”, declarou a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) do INCQS, Katia Christina Leandro.