pt Português en English es Español
 

Publicado em 23/05/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Foto: Acervo INCQS/ Fiocruz

O curador da Coleção de Fungos de Referência em Vigilância Sanitária (Fiocruz/CFRVS) do INCQS, Carlos Nascimento, apresentou o acervo no III Encontro das Coleções Biológicas da Fiocruz (https://portal.fiocruz.br/colecoes-biologicas), realizado entre 8 e 10 de maio, no campus de Manguinhos. O evento foi organizado pela Vice Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB).

Coleções biológicas são conjuntos de organismos, ou partes destes, organizados de modo a fornecer informações sobre a procedência, coleta e identificação de cada um de seus espécimes.

Em uma sessão especial do evento denominado Café com Pôster, que ocorreu na Cavalariça a equipe da CFRVS apresentou o histórico da Coleção, os serviços oferecidos, seu acervo, a importância da gestão da Qualidade e os principais desafios na área.

A Coleção foi criada em 1983, no INCQS, com o principal de buscar a autossuficiência nacional na produção e no fornecimento de micro-organismos de referência, que são utilizados em ensaios de controle da qualidade de produtos de acordo com metodologias preconizadas pelas Farmacopeias, Compêndios Oficiais e pela literatura internacional. O acervo da CFRVS conta atualmente com 133 cepas, dentre fungos filamentosos e leveduras. Além destas, mais de 500 cepas estão sendo avaliadas para compor o acervo.

Desde 14 de junho de 2012, seis ensaios (Viabilidade, Pureza e Autenticação de Fungos Filamentosos e Viabilidade, Pureza e Autenticação de Leveduras) da CFRVS foram acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Escopo da Acreditação ABNT NBR ISO/IEC 17025. Assim, a Coleção se tornou a primeira no Brasil a ter ensaios acreditados nesta norma.

“Isto demostra que além da comprovada competência da CFRVS/INCQS/Fiocruz na realização dos ensaios, o Instituto tem o comprometimento de garantir produtos com melhor qualidade para seus clientes”, declarou Carlos.

A CFRVS fornece este material para instituições públicas ou privadas, bem como realiza a sua caracterização, depósitos, promove treinamentos, especialmente em métodos de preservação, e faz consultorias na área.

Além do Carlos, os demais integrantes da equipe também participaram do evento: a curadora-adjunta Marília Nishikawa; Carolina dos Santos, Claudia Souto, Gabriela Rezende e Mariana Benitez.