pt Português en English es Español
 

Publicado em 15/05/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Foto: Arquivo Pessoal

Os profissionais do Laboratório de Resíduos de Agrotóxicos do Departamento de Química (DQ) do INCQS/Fiocruz participaram de três eventos em Foz do Iguaçu/PR, entre 5 e 9 de maio: 7th Latin American Pesticide Residue Workshop, reunião do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e participação em cursos pós-evento.

No primeiro evento, Angélica Castanheira, Armi Nóbrega, Lucia Bastos e Maria Helena Wohlers participaram da programação científica e apresentaram o pôster Tomato cultivation in the Tomatec production system: a laboratory evaluation (Cultivo de tomate no sistema de produção Tomatec: avaliação laboratorial).

Resultado de uma parceria com a Embrapa/Solos (anteriormente chamada Centro Nacional de Pesquisa de Solos/ CNPS), o estudo se refere ao Tomate em Cultivo Sustentável (Tomatec), um sistema de produção desenvolvido, cujo propósito básico é o melhoramento do cultivo do tomate de mesa por meio das boas práticas agrícolas.

O evento reuniu profissionais de 32 diferentes países, proporcionando interação com renomados pesquisadores da área.

Já o PARA, cuja reunião foi agendada pela Anvisa, é um programa criado em 2001, com o objetivo de avaliar continuamente os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos de origem vegetal que chegam à mesa da população. É uma ação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Segundo Maria Helena Wohlers, uma das representantes do INCQS no evento, encontros como estes contribuem para o aprofundamento e a atualização dos conhecimentos na área:

“A participação dos profissionais do Laboratório de Resíduos de Agrotóxicos em eventos dessa magnitude, sobretudo do workshop latino-americano, é de extrema importância ao Instituto, já que o evento reuniu renomados especialistas nacionais e internacionais, proporcionando discussões atualizadas do tema em questão”, declarou.