pt Português en English es Español
 

Publicado em 03/05/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Fotos: Arquivo Pessoal

Maria Helena Villas Bôas, que é uma das editoras científicas da revista online Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Visa em Debate), editada pelo INCQS/Fiocruz, esteve em Brasília na sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 29 de abril, para participar da primeira edição da Sessão Científica da Visa em Debate. O evento, promovido pela Gerência Geral de Conhecimento, Inovação e Pesquisa (GGCIP) da Anvisa, consiste na apresentação oral e no debate de um artigo selecionado do periódico.

O artigo em questão foi Farmacovigilância em tuberculose: experiência-piloto de um Centro de Referência do Rio de Janeiro, de autoria de Erica Fernandes da Silva, Aline Gerhardt de Oliveira Ferreira, Jonatas Reis Barreto e Fabiano Caseira Macedo da Silva.

A apresentação foi feita por Erica, que é a responsável técnica pela farmácia do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). A mediação do debate ficou por conta do gerente de Farmacovigilância da Anvisa, Marcelo Vogler. O público foi formado por técnicos da Anvisa que trabalham na área do artigo.

“Viemos falar sobre o projeto-piloto que fizemos em 2013 e 2014 para estimular a notificação à Anvisa dos eventos adversos dos medicamentos utilizados no tratamento da tuberculose e explicar quais são os cenários para a retomada desse projeto, que começou em 2018”, explicou Erica Silva.

Para Maria Helena Villas Bôas, a exposição e o debate sobre os artigos da revista ampliam o acesso aos conteúdos e conhecimentos que foram publicados, de forma a ajudar na qualificação dos profissionais da área de vigilância sanitária:

“A apresentação dos artigos na Anvisa contribui também para divulgar o periódico entre o seu público-alvo, além de intensificar o vínculo entre o INCQS e a Agência”, completou.

 

Revista Visa em Debate:

A revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia é um periódico trimestral, exclusivamente online, que publica textos originais voltados à Vigilância Sanitária e disciplinas afins.

Editada pelo INCQS com o apoio financeiro e técnico da Anvisa, tem como objetivo disseminar conhecimentos aplicáveis ao campo da promoção da saúde, da prevenção de doenças e outros agravos à saúde, bem como da estruturação, organização e funcionamento do sistema único de saúde no âmbito da regulação do risco sanitário.

A partir da edição de fevereiro de 2019, a publicação passou por mudanças de caráter interno e externo para se atualizar dentro do sistema OJS (Open Journal Systems), o software de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas utilizado. As principais atualizações foram no design e a obrigatoriedade da inserção do ORCID (Open Researcher and Contributor ID), flexibilizando o trabalho de gerenciamento do processo editorial e tornando-a mais interativa e atrativa ao público.