pt Português en English es Español
 

O INCQS está se ampliando. Novos laboratórios e extensões de outros, dos departamentos de Química, de Microbiologia e de Imunologia, estão agora alojados no subsolo do bloco 3. Todas as obras foram finalizadas ao final do mês de julho deste ano, com todos os móveis e bancadas tendo sido projetados, construídos e devidamente registrados como patrimônio pelo pessoal do Serviço de Administração de Materiais do Instituto.

Dentre as novas instalações, destaque para a Central de Substâncias Químicas de Referência (SQR) para Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, representando uma nova área de ação do INCQS. ?Recebemos, inclusive, um perito da Organização Pan-Americana de Saúde [o químico argentino Alberto Gover] que está nos prestando ajuda técnica no desenvolvimento desse projeto?, explica Armi Nóbrega, vice-diretor do Instituto e responsável pelo laboratório. A etapa inicial do projeto compreende a importação de SQRs, o preparo de soluções em solvente e concentrações adequadas e a certificação daquelas soluções para envio aos usuários interessados. ?No futuro pretendemos, porém, começar a produzir, nós mesmos, essas substâncias de referência?, completa Armi.

Destaque também para a sala de extensão da Biblioteca, que já abriga cópias de segurança de teses e dissertações e publicações antigas do Federal Register, diário oficial dos EUA.

A idéia original, no que diz respeito às ampliações dos laboratórios do INCQS, era a de construir um segundo pavimento, a ser estabelecido acima dos blocos. Devido, no entanto, ao alto custo previsto para esse tipo de obra, preferiu-se aproveitar o espaço existente no subsolo do prédio, até aqui ocupado apenas por funções administrativas.

As novas ocupações, na verdade, fazem parte de um plano mais amplo de mudanças que estão ocorrendo no Instituto: o almoxarifado saiu do subsolo do bloco 2 e, desde agosto, está alojado em um anexo construído especificamente para funcionar como almoxarifado central do INCQS. O subsolo do 2, por sua vez, dará lugar a toda a manutenção do INCQS, desde o pessoal que cuida da parte elétrica, passando pela carpintaria até a oficina de plásticos. Com isso, desocupam-se o subsolo do bloco 8 e o bloco 5, entregues ao Planejamento Estratégico do Instituto. Futuramente, pensa-se em ocupar essas duas últimas locações com atividades dos departamentos de Microbiologia e Imunologia.