pt Português en English es Español
 

Publicado em 18/12/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Imagem: Logo do Evento

Profissionais do Departamento de Química (DQ) do INCQS apresentaram o estudo Cromatografia iônica como alternativa para a determinação simultânea de citrato e fosfato em soluções anticoagulantes de bolsas de sangue no 58º Congresso Brasileiro de Química, realizado entre 6 e 9 de novembro, em São Luís do Maranhão.

A cromatografia é uma técnica analítica em que há a separação das moléculas de misturas complexas e/ou purificação destas, com base nas suas solubilidades em diferentes solventes e substratos, processo que permite também informações a cerca da identidade da molécula. Na cromatografia iônica há a separação dos íons e das moléculas polares.

Além de Gleyce Carolina, são autores da pesquisa: Anna Fust, Lilian Venâncio, Renata Dalavia, Filipe Quirino e Michele Feitoza.

Foto: Arquivo Pessoal

Michele Feitoza destacou:

“A inserção do Setor de Artigos de Saúde e Hemoderivados em eventos científicos relacionados aos ensaios químicos aproxima o INQCS de discussões atuais e possibilita atualizações na legislação de Bolsas de Sangue no Brasil (Insumo estratégico do Ministério da Saúde)”, declarou.

Promovido pela Associação Brasileira de Química, o 58º Congresso Brasileiro de Química teve como tema multidisciplinar Química: Sociedade e Qualidade de Vida e enfatizou assuntos como energia, fármacos, alimentos, bioquímica e biotecnologia, materiais e ensino de química.

Estas questões foram discutidas à luz da importância dos conhecimentos químicos para o desenvolvimento socioeconômico do país e para a superação dos impactos negativos do progresso industrial para o meio ambiente.