pt Português en English es Español
 

Publicado em 16/11/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Imagem de Divulgação

O profissional Thiago Novotny, do Departamento de Química (DQ) do INCQS, ministrou em três sessões a palestra Integridade de dados aplicada aos processos produtivos, nos dias 6 e 7 de novembro, no Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM/ Fiocruz), durante a Semana da Qualidade do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos).

A primeira sessão foi direcionada a profissionais da Vice-Diretoria de Operações e Produção (VDOP), da Coordenação de Gestão da Qualidade (CGQ) e da Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico (CDT).

Já a segunda, no mesmo dia, foi voltada aos dois primeiros públicos da primeira, mais a Diretoria da unidade.

A última apresentação, no dia 7, destinou-se ao público geral de Farmanguinhos.

Coordenador do Núcleo Técnico de Medicamentos do INCQS, Thiago explicou que integridade dos dados é o nível no qual todos os dados ou coleções de dados estão completos, consistentes e precisos para verificação e disponíveis.

“Existem critérios dos órgãos reguladores e fiscalizadores para que os dados sejam considerados íntegros. Todas as análises precisam ter seus registros e evidências documentados. Os problemas mais comuns que afetam a integridade dos dados são os dados incompletos, a falta de trilhas de auditoria e a falsificação de resultados”, detalhou.