pt Português en English es Español
 

O movimento foi uma iniciativa da Presidência da Fiocruz, que atualmente é comandada por uma mulher, Nísia Trindade, e das integrantes do Conselho Deliberativo (CD) da Fundação.

A ação integra um conjunto de iniciativas do tema “Mulheres da Fiocruz na Ciência”, que tem sido debatido pelo Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, no qual o INCQS tem duas participantes: Mara Dias Pereira, ligada à Direção e Patrícia Condé de Lima, do Departamento de Química (DQ).

Além delas, Mychelle Alves Monteiro, também do DQ do Instituto, participa das reuniões como representante da Asfoc - Sindicato Nacional.

"Embora nós, mulheres, tenhamos sido socialmente reprimidas durante muitos séculos e vivemos dentro de uma cultura que ainda é machista, conseguimos nos destacar em todas as áreas do conhecimento científico. No INCQS, por exemplo, há muitas pesquisadoras e tecnologistas que estão em ações e atividades de ponta e com grande contribuição para o cumprimento da missão institucional", explicou Mara.