pt Português en English es Español
 

Publicado em 03/08/2018.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)

abrascao plenaria

Foto: Peter Llicciev (CCS/ Fiocruz)

Nos últimos dias 26 a 29 de julho, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi palco do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão 2018 - o maior evento da área de saúde da América Latina. O encontro, que reuniu cerca de 7 mil congressistas, teve como objetivo o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, o INCQS disponibilizou seu auditório e salas de aula, para a realização de algumas palestras do evento.

Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, afirmou que realizar o Abrascão no campus da Fiocruz significou muito para essa instituição centenária, que sempre participou ativamente da luta por melhores condições de vida para a população, reafirmando seu compromisso com a democracia e a cidadania. "Estamos vivendo um momento histórico de grande dificuldade para se assegurarem as conquistas no campo da saúde e da cidadania. Poder realizar este importante congresso aqui, nos trouxe o desafio de pensar estratégias de proteção e fortalecimento do nosso SUS", pontuou.

Segundo Gastão Wagner de Sousa Campos, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o congresso demonstrou a conexão entre a ciência produzida pela saúde coletiva e a defesa da vida e do bem-estar.

"Direitos, liberdade, democracia, Universidade Pública e o Sistema Único de Saúde estão submetidos a ataques cerrados. O principal recurso à nossa disposição para organizarmos a resistência e impedir retrocessos à liberdade e aos direitos sociais somos nós mesmos. O Abrascão 2018 foi um dos meios pelos quais pudemos ecoar nossa voz", afirmou.

*Gulnar de Azevedo e Silva assumiu a presidência da Abrasco pelo triênio 2018-2021, no último dia do Abrascão 2018.

Participação do INCQS

"Fiquei muito feliz por ter tido a oportunidade de participar pela primeira vez do congresso. Foi um evento grandioso e diverso, com muitas atividades simultâneas em diferentes lugares aqui no campus. Pude apresentar um trabalho na linha de pesquisa sobre o patógeno Cronobacter spp., e responder a diversas perguntas dos participantes da sala de discussão, que se mostraram bastante interessados no assunto. Espero que os próximos eventos sejam tão bons quanto este!". (Marcelo Brandão, técnico em Saúde Pública)

"O Abrascão na Fiocruz foi um momento muito importante para o fortalecimento institucional. O evento permitiu a nossa reafirmação como instituição estratégica de Estado, pois pudemos ampliar nosso conhecimento e discussões sobre temas que impactam a vida da população brasileira. A participação no Encontro de Pesquisadoras, com a ex-presidente do Chile Michelle Bachelet, foi um grande aprendizado e uma ótima oportunidade para divulgar o trabalho que o INCQS faz no campo da vigilância sanitária”. (Mychelle Alves Monteiro, chefe do Laboratório de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes)

"O clima de alegria do Abrascão iluminou a Fiocruz. Foi o melhor congresso que já participei, tanto no contexto da organização como no conteúdo programático. Ficou difícil escolher qual debate assistir. Quem participou foi um privilegiado; quem não participou, perdeu um momento ímpar de vivenciar um dos melhores momentos da ciência, unindo o que tem de melhor em saúde coletiva. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos, que de alguma forma contribuíram para o sucesso do evento, e ao mesmo tempo, demostrar o quanto me orgulho em trabalhar na Fiocruz". (Janete Teixeira Duarte, pesquisadora do Departamento de Química)

Atividades do evento na nossa unidade:

abrascao 1

Debate no auditório Sérgio Arouca.

abrascao 2

Palestra em sala de aula da Pós-Graduação.

Fotos: Pedro Paulo Gonçalves (DIR/ INCQS)

Principais números do Abrascão 2018:
7 mil inscritos
3 mil instituições participantes (universidades, centros de pesquisas públicas e privadas, secretarias municipais e estaduais, governo federal e movimentos sociais).
120 atividades científicas
22 espaços do campus da Fiocruz

Acesse aqui todas as matérias publicadas na Agência Fiocruz de Notícias sobre o evento.