pt Português en English es Español
 

Por: Penélope Toledo (ACS/ INCQS)

Engajado na campanha mundial Outubro Rosa, o INCQS promoveu a palestra Combate ao Câncer de Mama em 25 de outubro, no auditório Sérgio Arouca. A apresentação foi ministrada pelo médico especialista em mastologia Dr. Roberto Vieira, chefe, entre 1990 e 2014, do Departamento de Ginecologia do Instituto Fernandes Figueira (IFF/ Fiocruz).

No dia da palestra, os trabalhadores e trabalhadoras do Instituto foram trabalhar vestindo a cor rosa. Outras ações de apoio à campanha foram a iluminação da fachada na cor rosa e o uso desta cor no papel de parede de seus computadores. Veja a publicação na Fanpage institucional.

 

Foto: Pedro Paulo Gonçalves

A palestra

Em sua apresentação, o mastologista expôs números sobre a incidência do câncer de mama, fez um breve histórico sobre a descoberta da doença, discutiu causas e medidas preventivas, informou sobre a evolução do câncer no paciente e enfatizou a importância do diagnóstico precoce.

Os principais problemas, segundo apontou, são: concentração e a subutilização de mamógrafos, que leva o Brasil a não atender à meta estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), falta de informações, pouca adesão das pessoas aos exames que diagnosticam precocemente a doença e ausência de controle de qualidade.

 

Sobre o câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. São quase 60 mil novos casos por ano, sendo que 50% dos casos são diagnosticados em estágio avançado. O número de óbitos é cerca de 15 mil.

Relativamente incomum antes dos 35 anos, acima desta idade, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Também acomete homens, porém, é raro, representando 1% do total de casos da doença.

Para diminuir as chances do desenvolvimento da doença, seguem alguns cuidados:
- praticar atividades físicas regularmente;
- alimentação balanceada, que ajude a regular o metabolismo;
- manter o peso corporal adequado;
- evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- amamentar;
- atenção ao seu histórico familiar;
- realizar o autoexame, conforme as instruções abaixo: