pt Português en English es Español
 

Por: Penélope Toledo

A equipe do Laboratório de Vacinas Bacterianas e Soros Hiperimunes do Departamento de Imunologia (DI) do INCQS participou, nos dias 10 e 11 de outubro, de visita técnica ao Instituto Vital Brazil (IVB), que é um dos laboratórios oficiais produtores de soros hiperimunes para uso humano. O objetivo foi conhecer o processo de produção dos soros hiperimunes analisados pelo INCQS.

No primeiro dia de visita, as/os profissionais do INCQS conheceram todas as instalações da Fazenda do IVB, localizada no Município de Cachoeiras de Macacu, desde o estábulo até a área de identificação, coleta, processamento e armazenamento das bolsas contendo o plasma. Lá é realizada a criação de equinos (cerca de 200 animais), que são utilizados para a produção de soros hiperimunes antipeçonhentos, antitetânico e antirábico.

Já no dia 11, a equipe conheceu a fábrica do IVB, localizada em Niterói, onde ocorre a segunda etapa da produção de soros hiperimunes: purificação do plasma, formulação, envase e controle de qualidade de soros hiperimunes. Também visitou a produção e controle da água utilizada para o preparo de soluções e da água para injetáveis utilizada na formulação do produto.

Além disto, profissionais do IVB apresentaram as criações dos animais peçonhentos dos quais são extraídos os venenos para a produção do soro, dentre eles, as serpentes, escorpiões e aranhas.

- Esta visita foi de grande importância para a equipe, pois permitiu um melhor conhecimento de todo o processo de produção dos soros hiperimunes, uma vez que somos responsáveis pela análise documental e laboratorial destes produtos no Departamento de Imunologia do INCQS – afirmou Andrea Larangeira, coordenadora da equipe.

 

Participantes da Visita:

Andrea Pereira Larangeira
Daniela Tendler Bacellar
Deivid Wanderson Couto dos Anjos
Eleonora Meira de Vasconcellos
Elizabeth Porto dos Reis Lucas
Fabio Henrique Dias Martins Lima
Gabrielle Fátima de Souza
Iris Parreira da Silva
Joâo Rogel Nascimento
Renata Norbert Costa Nundes