pt Português en English es Español
 

O INCQS comemorou seu 36º aniversário na semana entre 11 e 15 de setembro. A celebração começou com um importante diálogo sobre “Ética e a Vida Contemporânea”, ministrado pela professora de Filosofia da Unirio, Marcia Tiburi, em 11 de setembro e foi encerrado com a apresentação do Ballet Manguinhos, seguida de um bolo comemorativo, no dia 15. Incluiu, ainda, o lançamento da Fanpage institucional, a VI Jornada Científica e apresentações orais de trabalhos premiados.

                                                                                      Fotos: Pedro Paulo Gonçalves

                                                

O evento de abertura contou com a presença da presidente da Fiocruz, Dra. Nísia Trindade, do diretor do Instituto, Dr. Octavio Presgrave e da representante da Asfoc/Sindicato Nacional, Dra. Luciana Lindenmeyer.

Nele, a filósofa discutiu a origem, na Grécia Antiga, da palavra ética; seu sentido dialógico; sua condição de núcleo fundador da política; separação que se faz entre ambas; centralidade da abordagem masculina; conveniência com que o tema entra e sai de pauta na sociedade; momento atual de impotência ético-política; afastamento entre a vida analógica e a virtual; o que ela chama de depressão cívica, com o esvaziamento do sentido e da ação; cultura do ódio; e consumismo, dentre outros fatores.

                                                         

A comemoração continuou nos dias subsequentes, com a apresentação de pôsteres da VI Jornada Científica. Foram cerca de 60 trabalhos, expostos por alunos de Pós-Doc, 1º ano de Residência Multiprofissional, alunos da pós-graduação, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (Pibiti) e do Programa de Estágio Curricular (PEC).

Com pausa no dia de paralisação nacional, em 14 de setembro, as festividades foram encerradas na sexta-feira, com apresentações orais de trabalhos premiados no XI Simpósio Brasileiro de Farmacognosia e no XX Encontro Nacional de Analistas de Alimentos (Enaal), e da área de Inovação e Tecnologia, no período da manhã. À tarde, o Instituto foi prestigiado com a bela apresentação do Ballet Manguinhos, seguido por um bolo comemorativo.

     

 

Confira as publicações na Fanpage do INCQS.

Veja as fotos no álbum.

Veja as fotos.