pt Português en English es Español
 

BraCVAM Ingleses no INCQS

Foto: Pedro Paulo Gonçalves

Representantes do governo britânico na área de inovação – em especial na de regulação do uso e de animais de laboratório e desenvolvimento de métodos alternativos – visitaram o INCQS. Vieram participar de um importante encontro com especialistas e pesquisadores brasileiros ligados ao INCQS, ao LNBio e ao Inmetro, laboratórios centrais da Rede Nacional de Métodos Alternativos-Renama. Membros da equipe do Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos (BraCVAM-INCQS) também participaram do evento.

A delegação inglesa era composta de Judy MacArthur Clark, chefe da Unidade Regulatória de Animais na Ciência do Ministério das Relações Interiores do Reino Unido (ASRU, sigla em inglês); Daniel Levy, também da ASRU; Katie Lidster, chefe de pesquisa do Centro Nacional Britânico de Redução, Refinamento e Substituição de Animais em Pesquisa (NC3Rs, sigla em inglês); Julia Knights,diretora de Ciência e Inovação da Embaixada Britânica; Vanessa Ross, assessora sênior da Rede Britânica de Ciência e Inovação no Brasil do Consulado Geral em São Paulo (em inglês, Science & Innovation Network-SIN); e Matt Woods, Consul Geral Adjunto e Gerente Geral UKTI, Rio de Janeiro.

Do INCQS participaram Isabella Delgado, vice-diretora de Ensino e Pesquisa; Octavio Presgrave, coordenador do BracVAM, Wlamir Correa, Erika Barrote e Ilka Vilardo. Representou o Inmetro, Luciene Balottin e o LNBio Kleber Franchini, seu diretor.

Após uma breve exposição das atividades de cada instituição, os participantes debateram sobre a cooperação em pesquisa e desenvolvimento em alternativas para substituir e reduzir a utilização de animais na experimentação científica e também sobre a possibilidade de construção de parcerias e troca de experiências nesta área.