pt Português en English es Español
 

Visa em Debate n3 v3

Está no ar o número 3 do volume 3 da revista eletrônica Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia e possui como tema: “Laboratório de Vigilância Sanitária: segurança sanitária na história da saúde pública”.

Também disponível no Portal de Periódicos da Fiocruz, esta edição possui 19 artigos e um relato de experiência de profissionais do Instituto em associação com instituições parceiras.

O editorial destaca a criação do laboratório de vigilância sanitária no país na década de 50 e o processo que levou à criação do INCQS em 1981, sua importância na história da saúde pública e a complexidade das ações desenvolvidas neste âmbito.

Questões referentes ao sistema da qualidade e critérios de avaliação do risco são discutidas nos artigos iniciais. Em seguida, textos no campo da química, da toxicologia, da microbiologia, entre outros ramos de conhecimento.

Metodologias analíticas clássicas bem estabelecidas e, em outros casos, o desenvolvimento de estudos aplicando conhecimentos ainda no campo da ciência, como pesquisa. Estudos de regulação (terapia celular) e aspectos culturais (leitura de rótulos) são também apresentados.

Com essa publicação, pretende-se dar início às comemorações dos 35 anos do INCQS, colaborando com a discussão do tema do laboratório nas atividades da vigilância sanitária. E também incentivar as discussões acerca da inserção efetiva e integral do laboratório nas políticas públicas de melhoria do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS.

Desse modo, contribuindo para um SUS na dimensão que o Brasil necessita e merece: público e integral.