pt Português en English es Español
 

Ciclo de debates de Visa

O ciclo de debates “Desafios e tendências no campo da Vigilância Sanitária de produtos e serviços: qual a vigilância sanitária que a sociedade precisa?” é o novo formato dos fóruns de Vigilância Sanitária deste ano.

Os fóruns de Vigilância Sanitária foram retomados com a novidade de a abertura ter sido realizada por meio de um Seminário Internacional – realizado em fins de junho – que antecipou os cinco fóruns regionais e o Fórum Nacional.

O propósito é mobilizar os profissionais de vigilância sanitária e a sociedade para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), em busca da melhoria da efetividade e de sua contribuição no desenvolvimento sanitário e socioeconômico do país.

Espera-se que o Seminário Internacional tenha podido promover o intercâmbio de experiências, agregando contribuições ao SNVS, na busca de avanços no modelo de controle sanitário.

O ciclo de debates será um momento ainda de mobilização dos diversos atores envolvidos com a Vigilância Sanitária para a XV Conferência Nacional de Saúde, agendada para dezembro deste ano.

As vagas para participação presencial no ciclo de debates são limitadas e foram definidas pela Comissão Organizadora Tripartite, mas todos podem participar assistindo aos eventos transmitidos em tempo real.

No ciclo referente à região sudeste – que será realizado em Belo Horizonte de 21 a 23 de julho próximo – o INCQS será representado por Sergio Luiz da Silva, vice-diretor de Vigilância Sanitária, e Daniella Guimarães de Araújo, editora da revista Visa em Debate.

O evento debaterá a “Coordenação federativa das ações e a vigilância sanitária”; a “Regulação sanitária na contemporaneidade”; e “A Visa e suas relações intra e intersetoriais”.

Eduardo Leal, diretor do INCQS e que participou do primeiro fórum, disse que tanto os eventos quanto a interação entre os profissionais que eles proporcionam são fundamentais: “É uma experiência necessária e inesquecível para quem atua ou estuda a área com o objetivo de aperfeiçoar o SNVS”.