pt Português en English es Español
 

 INCQS-Inmetro65

Foto de Pedro Gonçalves

O auditório Sérgio Arouca, do INCQS, foi o palco do I Workshop INCQS/Inmetro na área de Produtos Biológicos.

O evento, apoiado pela Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS/Fiocruz), discutiu possibilidades de parcerias entre a Fiocruz, a Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida (Dimav), do Inmetro, e setores da área da saúde envolvidos no desenvolvimento tecnológico e na regulamentação de produtos terapêuticos de origem biotecnológica.

INCQS-Inmetro61

Foto de Pedro Gonçalves

O processo de discussão focou em duas linhas:

- A da necessidade de que os produtos biológicos disponibilizados no mercado nacional atendam aos requisitos de eficácia, segurança e de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior;

- E a de que os procedimentos regulatórios assegurem a flexibilidade e a efetividade necessárias para responder às exigências e demandas, sem interferir na inovação do setor biofarmacêutico.

Houve exposição das atividades desenvolvidas pelo INCQS e pelo Inmetro, além de apresentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio (Secti-RJ). Foram abordados temas como: procedimentos de caracterização de anticorpos monoclonais; critérios e procedimentos para a caracterização molecular; grau de pureza de alvos moleculares. Também se falou da atividade biológica de biofármacos e seus impactos para a vigilância sanitária e para a saúde pública.

INCQS-Inmetro63

Foto de Pedro Gonçalves

Desse encontro resultou a formação de um grupo de trabalho (GT) para estudos sobre produtos biológicos. A composição desse coletivo ficou assim definida: INCQSInmetro, Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Biomanguinhos (Fiocruz), Instituto Vital Brazil (IVB), Fundação Ezequiel Dias (Funed) e Instituto Butatan.