pt Português en English es Español
 

Renama

Foto: Pedro Gonçalves

Seguindo programação que pretende validar, pela primeira vez no Brasil, um método alternativo ao uso de animais (matéria abaixo), aconteceu, nos dias 21 e 22/5, a reunião para traçar o protocolo e as diretrizes a serem seguidas no processo a ser executado nos laboratórios e na avaliação dos resultados neles posteriormente obtidos.

Entre os dias 23 e 27/5, os laboratórios envolvidos nos ensaios que buscam validar o HET-CAM, efetuaram práticas laboratoriais para estabelecer um padrão a ser seguido. Tanto a reunião, quanto as práticas aconteceram no campus da Fiocruz no Rio de Janeiro.

O encontro contou com participação de Isabella Delgado, vice-diretora de Pesquisa e Ensino do INCQS, e de Octavio Presgrave, Cristina Caldeira, Wlamir Correa, Erika Barrote e Ronald Santos, membros do Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos (BraCVAM). E de Thomas Hartung, ex-diretor do ECVAM (sigla em inglês para Centro Europeu de Validação de Métodos Alternativos), atual professor da Universidade John Hopkins e escolhido como coordenador de todo o procedimento.

Além desses, estiveram presentes: João Barroso, do ECVAM e especialista em irritação ocular; Luiz Henrique Canto, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Luciene Balottin, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); Joel Majerowicz e Fabiane Resende Gomes, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e José Granjeiro, do Conselho Nacional de Experimentação Animal (Concea).

Também participaram, como representantes dos laboratórios que realizarão os ensaios, Philippe Masson e Sarah Andrea Julienne, do Evic da França; Marize Valadares da Universidade Federal de Goiás (UFG), Lorena Gaspar Cordeiro, da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto; e Rodrigo Rodrigues do InVitroCell.