pt Português en English es Español
 

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), fundado em 1981, definiu em 1983 como uma das suas estratégias, o estabelecimento de uma Coleção de Micro-organismos de Referência em Vigilância Sanitária (CMRVS).

As dificuldades encontradas na aquisição de material microbiológico de referência no mercado internacional, devido aos altos custos e à morosidade nos trâmites de importação, levaram o INCQS a investir no desenvolvimento dessa Coleção, buscando a autossuficiência Nacional na produção e fornecimento de micro-organismos de referência que são utilizados em ensaios de controle da qualidade de produtos de acordo com metodologias preconizadas pelas Farmacopéias, Compêndios Oficiais e pela literatura internacional.

A CMRVS que inicialmente compreendia os acervos de bactérias fungos e arqueas, foi desmembrada em três coleções distintas em 2017 quando foram criadas a Coleção de Bactérias de Referência em Vigilância Sanitária (CBRVS), a Coleção de Fungos de Referência em Vigilância Sanitária (CFRVS) e a Coleção de Arqueas de Referência em Vigilância Sanitária (CARVS).

Além do fornecimento de microrganismos preservados por diferentes métodos, a coleção também disponibiliza, DNA genômico, depósito de linhagens e preservação. Todas as linhagens fornecidas são caracterizadas por diferentes métodos fenotípicos e moleculares. Todas as linhagens disponibilizadas pelos três acervos foram isoladas de material clínico humano, animais, alimentos e ambiente.

 

Informações para aquisição de Microrganismos de Referência:

Devido a mudanças internas e adequação ao fornecimento de material biológico a nível nacional, a CMRVS Coleção de Micro-organismos de Referência em Vigilância Sanitária suspendeu as atividades de fornecimento de Microrganismos de Referência, oferecendo apenas linhagens de microrganismos isolados no Brasil conforme já mencionado.

O contato com as coleções deve ser preferencialmente por E-mail:

Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde
Departamento de Microbiologia
Laboratório de Materiais de Referência
Av. Brasil, 4365,Manguinhos,
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
CEP: 21.040-900
Tel: (0xx21) 3865 5236
Fax: (0xx21) 2290 0915

colecao@incqs.fiocruz.br

www.incqs.fiocruz.br