pt Português en English es Español
 

logo

O ano de 2014 começa alvissareiro para a revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, que publicou seu quarto número em dezembro do ano passado, com o tema 'Nanotecnologia & Vigilância Sanitária'.

Em 2013 foram lançados os quatro fascículos programados e a revista ainda foi agraciada pela Capes com a inclusão no sistema Qualis da área Interdisciplinar. Além das outras iniciativas de divulgação, tal fato motivou um crescente número de acessos ao site e, mais importante, um significativo aumento do número de manuscritos enviados para publicação.

Em especial, o número dedicado à nanotecnologia e regulação recebeu bastante contribuições, proporcionando um importante debate sobre as novas tecnologias e as inovações decorrentes e como se dá a transformação deste conhecimento em mercadoria.

Assim, afora trazer informações que possam subsidiar os leitores no conhecimento sobre o impacto que as novas tecnologias apresentarão ao setor produtivo, também traz informações que permitem a reflexão sobre como avaliar, conhecer, discutir e tomar posição do seu potencial risco ao meio-ambiente, à saúde do trabalhador diretamente envolvido com a produção e à população em geral, usuária desta tecnologia.

Com isso, chamar a atenção das autoridades de Estado para que reflitam sobre a segurança, lembrando as experiências anteriores: DDT, talidomida, anti-inflamatórios não esteroides, organismos geneticamente modificados. Mais ainda, que essas ponderações contribuam na tomada de posição da sociedade sobre os produtos mundialmente distribuídos – os nano produtos ou assemelhados – postos à disposição de todos, seja na comercialização ou no consumo.

Lançada em 2012 e com seu primeiro número em fevereiro de 2013, a Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia foi classificada como B1 pela área de avaliação 'Interdisciplinar', no Qualis aplicativo de classificação e consulta do Sistema integrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com isso, recebeu dotação de recursos financeiros do projeto Rede Nanobiotec-Brasil Auxílio nº 936/09, que possibilitou a editoração desse número na versão bilíngue (português-inglês ou inglês-português).