pt Português en English es Español
 

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) divulgou os conceitos obtidos por mais de cinco mil cursos de pós-graduação stricto sensu do Brasil durante processo trienal de avaliação, no período de 2010 a 2012.

O Mestrado acadêmico e o Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária do INCQS se manteve com o conceito 5, conquistado na avaliação anterior.

O Mestrado Profissional passou do conceito 3 para o 4.

Trata-se de uma conquista da maior importância para o INCQS e sua Pós, pois é o coroamento de todo um trabalho de dedicação e denodo de todos os envolvidos: coordenadores, professores, alunos e funcionários.

Criada em 1976, a avaliação trienal dos programas de pós-graduação stricto sensu realizada pela Capes é o mais importante instrumento para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e para o fomento, tanto por parte das agências brasileiras, como dos organismos internacionais.

Na avaliação, os cursos recebem conceitos entre 1 e 7.

Segundo os critérios adotados pela Capes, os conceitos 1 e 2 descredenciam os cursos; o 3 significa desempenho regular, atendendo aos padrões mínimo de qualidade; conceito 4 e 5 significam um desempenho entre bom e muito bom, sendo 5 o máximo para os cursos só de mestrado. Conceitos 6 e 7 indicam desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência. Os resultados da avaliação trazem, portanto, importantes subsídios para ações governamentais e de vários outros setores, visando o avanço científico, tecnológico e de inovação do país.