pt Português en English es Español
 

Uma das maiores conquistas da saúde pública brasileira, o Programa Nacional de Imunizações – PNI – completou 40 anos.

 

Uma solenidade especial, em Brasília (foto abaixo), marcou a efeméride, com o lançamento de um livro, uma placa comemorativa, tiragem especial de selo postal e a notícia da ampliação da faixa etária da vacina contra HPV.

 

No livro, editado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, há um resumo da história do Programa e inclui 40 depoimentos de participantes dessa que é uma verdadeira epopéia.

 

O PNI – um dos melhores programas de imunização do mundo – é responsável pela erradicação da varíola no país e por eliminar a transmissão poliomielite e do sarampo autóctones, além de, há quatro anos, manter o Brasil livre de casos de rubéola.

 

Representando o INCQS – que completou 32 anos este ano –, o diretor Eduardo Leal deu um depoimento ao livro (página 153) no qual faz um resumo de sua trajetória profissional, iniciada em 1982, um ano depois da criação do Instituto.

 

A história de Eduardo se confunde com a dos demais profissionais do INCQS que, com dedicação e denodo, realizam o controle de qualidade dos imunobiológicos utilizados no setor público do Brasil.

 

"Essa homenagem que recebi em nome do INCQS eu a retransmito a toda a Casa, seus trabalhadores – os atuais e os que por lá passaram –, que dão sua contribuição para essa importante causa da prevenção em saúde", fez questão de frisar Eduardo.

 

O INCQS e seus trabalhadores se juntam aos outros participantes do SUS e se congratulam com esses 40 anos de muitas lutas, coroadas por muitos sucessos, e que continua. Um exemplo de política pública que – atravessando vários governos de diversa coloração ideológica – se afirmou como orgulho e glória da saúde pública brasileira.

 

Parabéns!

 

9803024363 50c518bd88 z

Alguns dos homenageados na solenidade dos 40 anos do PNI. Entre eles, Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, e Eduardo Leal, diretor do INCQS/Fiocruz