pt Português en English es Español
 

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) institui, por meio da Portaria nº 491, de 3 de Julho de 2012, a Rede Nacional de Métodos Alternativos (Renama) considerando a estratégia nacional de ciência, tecnologia e inovação e a estratégia nacional de articulação dos laboratórios de pesquisa. O Inmetro, INCQS e o LNBio fazem parte dessa Rede, que tem como foco a eficiência econômica, a otimização da infra-estrutura, a complementaridade de atribuições e a capacidade de inovação nacional.

Entre os objetivos da Renama estão:

1. Estimular a implantação de ensaios alternativos ao uso de animais através do auxílio e do treinamento técnico;

2. Monitorar periodicamente o desempenho dos laboratórios;

3. Promover a qualidade dos ensaios através do desenvolvimento de materiais de referência químicos e biológicos certificados;

4. Incentivar a implementação do sistema de qualidade laboratorial e dos princípios das boas práticas de laboratórios (BPL);

5. Estimular e apoiar o estabelecimento de uma rede de Laboratórios Associados capacitados a realizar ensaios baseados em métodos alternativos, cuja qualidade será estabelecida por meio de comparações interlaboratoriais.

A Portaria estabelece ainda a estrutura por categorias de laboratórios; o processo de validação dos métodos alternativos; o monitoramento e a avaliação da introdução de técnicas alternativas ;a composição dos representantes do Conselho Diretor; e as competências.

As instituições que realizam ensaios in silico, in vitro e/ou in vivo e que tenham interesse no tema podem se cadastrar no sítio da Renama (www.renama.org.br).