Objetivo: Atualizar os conceitos e conhecimentos das Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos e Produtos para a Saúde.

Público-alvo: Profissionais de instituições públicascom nível superior completo, graduados em Farmácia,Biologia,Biomedicina e afins.

Conteúdo programático: 1. Histórico das Boas Práticas de Fabricação; 2. Conceitos e Definições; 3. Sistemas de Purificação de Água; 4. Classificação de Áreas Limpas-Sistema HVAC; 5. Processos especiais-Filtração, esterilização; 6. Produção-processos intermediários; envase e MediaFill; liofilização; produto acabado, rotulagem, embalagem e expedição; 7. Controle de mudanças e de documentos; 8- Qualificação e validação; 9. Garantia da Qualidade-conceitos e definições; 10. Manual da qualidade, procedimentos, e instrução de trabalho; 11. Pessoal e treinamento; 12. Tratamento de reclamações; 13. Recolhimento, devolução e retrabalho; 14. Revisão anual de produtos; 15. Programa de manutenção e calibração; 16. Investigação de desvios, identificação da causa raiz e CAPA; 17. Auditoria de qualidade e qualificação de fornecedores; 18. Estudo de Estabilidade, holding time; 19. Análise e gerenciamento de risco

Professoras: Marisa Coelho Adati DI


Data do curso:

06 a 10.05.2019

Horário:

8 às 17 horas
(carga horária total de 40 horas)

Inscrições:

28.02.2019 a 22.03.2019

Resultado da Seleção:

05.04

Resultado Final:

10.04

N° de Vagas:

20


Objetivo: Atualizar o aluno abordando a legislação sanitária vigente e aspectos teóricos e práticos dos ensaios para a avaliação da atividade antimicrobiana, de acordo com as metodologias oficialmente adotadas no Brasil.

Público-alvo: Profissionais de instituições públicas com nível superior completo e atuantes na área de microbiologia, sendo preferencialmente aceitos aqueles oriundos dos Laboratórios Centrais de Saúde (LACENs).

Conteúdo programático: 1. Noções sobre legislação sanitária aplicada aos saneantes; 2. Método da diluição de uso; 3. Método para avaliação da atividade fungicida; 4. Método para avaliação da atividade bactericida de desinfetantes nas formas de spray e aerossol; 5. Método para avaliação da atividade esporocida; 6. Método para avaliação da atividade micobactericida.

Professoras: Maria Helena S. Villas Bôas e Bruna P. Sabagh DM


Data do curso:

24.06 a 05.07.2019

Horário:

8 às 17 horas
(carga horária total de 60 horas)

Inscrições:

04.02.2019 a 03.05.2019

Resultado da Seleção:

17.05

Resultado Final:

22.05

N° de Vagas:

04


Objetivo: Atualização dos profissionais na área de microbiologia de fármacos e fitofármacos, cosméticos, artigos e insumos de diálise e concentrado polieletrolítico, abordando a legislação vigente, aspectos teóricos e práticos para os diversos ensaios executados, de acordo com a metodologia oficialmente adotada no Brasil.

Público-alvo: Profissionais de instituições públicas com nível superior completo e que atuem na área de microbiologia, sendo preferencialmente aceitos aqueles oriundos dos laboratórios Centrais de Saúde (LACENs).

Conteúdo programático: 1. Contagem de bactérias heterotróficas em água utilizada na preparação de solução para diálise; 2. Contagem de aeróbios em cosméticos e matérias-primas de uso em sua fabricação; 3. Contagem de enterobactérias em fitofármacos; 4. Contagem de viáveis totais em produtos farmacêuticos e matérias-primas de uso em sua fabricação; 5. Contagem de bolores e leveduras em produtos farmacêuticos e matérias-primas de uso em sua fabricação; 6. Determinação de incerteza nas contagens de microrganismos; 7. Interpretação de resultados de acordo com as legislações específicas. 8. Manipulação de amostras; 9. Noções sobre legislação sanitária aplicada aos fármacos, fitoterápicos, cosméticos, insumos e artigos de diálise; 10. Pesquisa de coliformes totais e fecais em água tratada do sistema de diálise; 11. Pesquisa de patógenos e microrganismos segundo via de administração em produtos não estéreis (fármacos, fitofármacos e cosméticos) e matérias-primas de uso em sua fabricação; 12. Pesquisa de anaeróbios em produtos não - estéreis; 13. Contagem de viáveis totais em concentrado polieletrolítico; 14. Pesquisa de patógenos em concentrado polieletrolítico; 15. Procedimento para abertura de ampolas e manutenção de bactérias e fungos de referência utilizados no teste; 16. Uso, controle e desinfecção do fluxo laminar; 17. Verificação da capacidade inibitória de cosméticos, medicamentos não - estéreis, matérias-primas, artigos e insumos de saúde; 18. Esterilização e viabilidade de meio de cultura.

Professora: Joana Angélica Ferreira DM


Data do curso:

12 a 16.08.2019

Horário:

8 às 17 horas
(carga horária total de 40 horas)

Inscrições:

04.02.2019 a 19.06.2019

Resultado da Seleção

05.07

Resultado Final:

10.07

N° de Vagas:

20


Objetivo: Apresentar e discutir os conceitos e conhecimentos de Assuntos Regulatórios em Produtos para a Saúde, enfatizando as ferramentas de Garantia da Qualidade.

Público-alvo: Profissionais de instituições públicas com nível superior completo (farmacêuticos, biólogos, biomédicos, entre outros).

Conteúdo programático: Legislação pertinente ao assunto (Lei nº 5991/73; 6360/76; Resolução RDC nº 17/2010; Resolução RDC nº: 61/2014, entre outras); Conceitos e definições; Preparação e formatação de um relatório técnico; Critérios adotados para um profissional de RA; Estudo de estabilidade-tempo real, acelerado e de transporte; Documentos necessários e imprescindíveis a uma petição; Formulação de exigência; Tipos de Assuntos relacionados ao regulatório; Análise e gerenciamento de risco; Abordagem sobre validação de ensaios; Análise Prévia, Fiscal e de Controle; Possíveis causas de Indeferimento de petições.

Professora: Marisa Coelho AdatiDI


Data do curso:

05 a 09.08.2019

Horário:

8 às 17 horas
(carga horária total de 40 horas)

Inscrições:

até 14.06.2019

Resultado da Seleção

28.06

Resultado Final:

03.07

N° de Vagas:

20


Objetivo: Preparar profissionais para a análise de produtos Biofarmacêuticos.

Objetivos específicos: apresentar os produtos biofarmacêuticos; apresentar o marco regulatório nacional para a análise de produtos biofarmacêuticos; apresentar as principais técnicas relacionadas a análise de produtos biofarmacêuticos; e realização de prática na análise de produtos biofarmacêuticos.

Público-alvo: Profissionais com nível superior completo e provenientes de instituições públicas, preferencialmente da Rede Nacional de Laboratório de Saúde Pública e dos laboratórios da Alfob, que trabalham ou tem interesse na análise de produtos biofarmacêuticos.

Conteúdo programático: 1. Produtos biofarmacêuticos: visão global. Produtos biofarmacêuticos tradicionais e produtos derivados da tecnologia do DNA recombinante. Anticorpos monoclonais e produtos relacionados. Sistemas de expressão, estratégias de upstream e downstream de produtos recombinantes; 2. Produtos biofarmacêuticos: marco regulatório nacional e contexto internacional. Principais exigências de caracterização de biofármacos para registro; 3. Principais técnicas aplicadas a análise físico-química de produtos biofarmacêuticos: Eletroforese, cromatografia e espectrometria de massas; 4. Atividade prática: Análise de biofármacos por espectrometria de massas acoplada a cromatografia líquida.

Professoras: Claudia Maria da Conceição e Filipe Soares Quirino da Silva DQ


Data do curso:

16 a 20.09.2019

Horário:

8 às 17 horas
(carga horária total de 40 horas)

Inscrições:

08.02.2019 até 26.07.2019

Resultado da Seleção

09.08

Resultado Final:

14.08

N° de Vagas:

10


Objetivo: Capacitar e atualizar profissionais da área de Saúde em atividades relacionadas ao preparo e controle da qualidade de meios de cultura utilizados em laboratórios de microbiologia. Objetivo específico: capacitar os profissionais quanto aos aspectos teóricos e práticos da preparação, esterilização e técnicas empregadas no controle da qualidade de meios de cultura e soluções.

Público-alvo: Profissionais de instituições públicas com nível superior completo, atuantes na área da saúde, em especial, na área de microbiologia.

Conteúdo programático: 1. Temas básicos em microbiologia e gestão da qualidade; 2. Meios de cultura empregados no controle microbiológico de produtos sujeitos à vigilância sanitária; 3. Aspectos teóricos sobre o controle da qualidade de meios de cultura; 4. Aulas práticas de: acompanhamento e participação no preparo e do fluxo de atividades do setor de meios de cultura, demonstração e execução dos ensaios para avaliar a qualidade dos meios de cultura - teste de viabilidade, avaliação da esterilidade; e preparo de vidraria e esterilização de meios de cultura.

Professoras: Célia Romão, Suely Fracalanzza e Bruna Sabagh DM


Data do curso:

16 a 25.09.2019

Horário:

8 às 17 horas
(carga horária total de 64 horas)

Inscrições:

04.02.2019 até 26.07.2019

Resultado da Seleção

09.08

Resultado Final:

14.08

N° de Vagas:

08


Objetivo: Atualizar e proporcionar conhecimentos aos profissionais das Vigilâncias Sanitárias, da Anvisa, de Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN) e de outras instituições públicas que atuem na área de saneantes. Objetivo específico: capacitar os profissionais apresentando aspectos do controle da qualidade dos saneantes nas diversas áreas do conhecimento envolvidas: toxicologia, química, microbiologia e rotulagem.

Público-alvo: Profissionais de instituições públicas com nível superior completo. Preferencialmente profissionais que atuem em vigilância sanitária, procedentes dos órgãos de Vigilância Sanitária estaduais, municipais, da Anvisa, de LACEN e também de outras instituições públicas que atuam na área de saneantes.

Conteúdo programático: 1. Legislação aplicada aos saneantes e aspectos gerais do controle da qualidade de saneantes; 2. Legislação sanitária geral e específica; 3. Central de Recebimento de Amostras do INCQS; 4. Noções de Gestão da Qualidade; 5. Noções de Biossegurança; 6. Controle microbiológico; 7. Laboratório de microbiologia – instalações, equipamentos, controles necessários; 8. Aspectos teóricos do controle microbiológico de saneantes; 9. Demonstração prática - Setor de Saneantes/DM; 10. Coleção de microrganismos de referência; 11. Controle físico-químico; 12. Laboratório de química – instalações, equipamentos, controles necessários; 13. Aspectos teóricos do controle físico-químico de saneantes; 14. Demonstração prática - Setor de Saneantes/DQ; 15. Controle toxicológico; 16. Laboratório de toxicologia – instalações, equipamentos, controles necessários; 17. Aspectos teóricos do controle toxicológico de saneantes; 18. Demonstração prática; 19. Análise de rótulo; 20. Estudo de casos.

Professores: Leonardo Lopes DQ , Bruna Sabagh e Célia Romão DM


Data do curso:

30.09 a 04.10.2019

Horário:

8 às 17 horas
(carga horária total de 64 horas)

Inscrições:

04.02.2019 até 09.08.2019

Resultado da Seleção

23.08

Resultado Final:

28.08

N° de Vagas:

08


Objetivo: O ensaio SCGE (single cell gel electrophoresis) ou ensaio cometa sob condições alcalinas é uma técnica eletroforética sensível, reprodutível, simples e rápida para a detecção da presença de quebras de fita única (SSB) e dupla de DNA (DSB), de lesões em sítios álcali-sensíveis e de SSB em sítios de reparo por excisão incompleto, em células de mamífero in vitro e in vivo. Através desta técnica é possível a avaliação de dano e de reparo do DNA em células proliferantes e não proliferantes em nível individual empregando-se amostras celulares extremamente pequenas. O ensaio Cometa tem amplas aplicações em toxicologia genética, em testes de genotoxicidade in vitro, in vivo, no biomonitoramento ambiental e no monitoramento populacional humano.

Público-alvo: Profissionais de instituições públicas com nível superior completo (graduados nas áreas de Farmácia, Biologia, Medicina ou áreas afins).

Conteúdo programático: 1. Princípio e aplicação do teste; 2. Equipamentos e materiais necessários na execução do ensaio; 3. Preparação da camada inferior de agarose em lâminas de microscopia; 4. Realização do ensaio através do tratamento mutagênico in vitro; 5. Preparação de suspensões de células individuais em lâminas; 6. Lise das preparações celulares; 7. Tratamento alcalino e eletroforese do DNA; 8. Avaliação microscópica do dano ao DNA e análise dos dados obtidos; 9. Apresentação dos resultados e discussão geral.

Professora: Helena Pereira da Silva Zamith DFT


Data do curso:

04 a 08.11.19

Horário:

8 às 17 horas
(carga horária total de 40 horas)

Inscrições:

04.02.2019 até 13.09.2019

Resultado da Seleção

27.09

Resultado Final:

02.10

N° de Vagas:

06


Objetivo: Atualizar os conceitos e conhecimentos nos diferentes métodos sorológicos empregados na detecção de doenças infecto contagiosas, como HIV, Hepatites B e C, Dengue, Zika, Chikungunya, entre outros.

Público-alvo: Profissionais de instituições públicas com nível superior completo em Farmácia, Biologia, Biomedicina, entre outros.

Conteúdo programático: Aulas teóricas - Histórico dos diferentes métodos sorológicos; Abordagem e conceitos no desenvolvimento dos testes sorológicos; Métodos de Precipitação: turbidimetria, nefelometria, floculação e aglutinação; Métodos: ELISA; MEIA; ELFA; Quimioluminescência; Método: Imunocromatográfico; Método: Western Blot; ImunoDot; Método: Amplificação de ácidos nucleicos; Método: Imunofluorescência Indireta; Fatores que influenciam nos resultados dos testes sorológicos; Estudos de desempenho: Sensibilidade, Especificidade; Reprodutibilidade; Repetibilidade; Precisão; Acurácia; Uso correto de padrões nacionais e internacionais. Aula Prática - Teste ELISA e Imunocromatográfico.

Professora: Marisa Coelho Adati DI


Data do curso:

04 a 08.11.2019

Horário:

8 às 17 horas
(carga horária total de 40 horas)

Inscrições:

até 13.09.2019

Resultado da Seleção

27.09

Resultado Final:

02.10

N° de Vagas:

20


Documentos para Inscrição
  1. Formulário eletrônico de inscrição SIGALS preenchido, impresso e assinado, disponível em www.sigals.fiocruz.br seguindo os links: Inscrição > Presencial > Atualização > Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) > “curso”;
  2. Currículo atualizado;
  3. Carta de indicação da Instituição de origem – com as devidas assinaturas e carimbos (Anexo I do edital);
  4. Perfil do candidato (Anexo II do edital);
  5. Fotocópia legível do Diploma de Graduação (frente e verso na mesma folha);
  6. Fotocópia legível da Carteira de Identidade (frente e verso) – não serão aceitas CNH ou Carteira Profissional;
  7. Fotocópia legível do CPF (frente e verso), caso não conste na Identidade;
  8. Fotocópia legível da Certidão de Casamento, caso haja mudança de nome em relação ao diploma de graduação.

Objetivo: Capacitar profissionais dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública e de outras instituições públicas que atuem na área de controle da qualidade de produtos saneantes. Objetivos específicos: apresentar o setor de Cosméticos e Saneantes do Departamento de Química; apresentar os procedimentos operacionais padronizados do INCQS de métodos analíticos para produtos saneantes; apresentar os materiais necessários para a execução dos métodos; treinar a realização das metodologias descritas nos procedimentos operacionais padronizados apresentados; demonstrar os registros dos ensaios e dos resultados gerados; demostrar a liberação dos resultados no Sistema de Gerenciamento de Amostras (Harpya).

Público-alvo: Profissionais de instituições públicas, preferencialmente da Rede Nacional de Laboratório de Saúde Pública que trabalhem em controle de qualidade de saneantes.

Conteúdo programático: Apresentação do fluxo de amostras no setor de Cosméticos e Saneantes; apresentação do laboratório de química, suas instalações, equipamentos e controles necessários; apresentação dos procedimentos operacionais padronizados referentes ao controle químico e físico-químico de saneantes; treinamento nas metodologias de determinação de princípios ativos presentes em formulações de saneantes; demonstração de liberação de laudo parcial no sistema Harpya.

Professores: Adriana Sant’Ana da Silva e Leonardo de Souza Lopes DM


Data do curso:

09 a 13.09.19

Horário:

8 às 17 horas
(carga horária total de 40 horas)

Inscrições:

19.07.2019

Resultado da Seleção

02.08

Resultado Final:

07.08

N° de Vagas:

03


Objetivo: Apresentar, através de uma abordagem teórica e prática, os conceitos básicos da técnica de cromatografia líquida de alta eficiência acoplada à espectrometria de massas sequencial (LC-MS/MS) e suas principais aplicações na área de resíduos químicos em alimentos, com ênfase em resíduos de medicamentos veterinários, agrotóxicos e micotoxinas.

Público-alvo: Profissionais de instituições públicas, preferencialmente da Rede Nacional de Laboratório de Saúde Pública. Com graduação completa ou em andamento em Química, Farmácia, Engenharia Química ou áreas afins, com atuação ou previsão de atuação na área de resíduos e contaminantes em alimentos e utilizando ou com previsão de utilização de equipamento de LC-MS/MS. O profissional deve possuir conhecimentos básicos de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência e apresentar comprometimento e interesse na busca contínua de aperfeiçoamento e aprendizagem.

Conteúdo programático: 1. História e conceitos básicos da espectrometria de massas; 2. Instrumentação em LC-MS e LC-MS/MS: principais fontes de ionização à pressão atmosférica (ESI, APCI e APPI) e analisadores de massas (quadrupolo, ion trap, TOF, FT-ICR, setor magnético/elétrico, OrbitrapTM); 3 .Modos de operação MS/MS; 4. Conceitos de identificação e quantificação de analitos por LC-MS/MS; 5. Aspectos práticos da técnica de LC-MS/MS; 6. Principais técnicas de preparo de amostras aplicadas à análise por LC-MS/MS; 7. Aplicações da técnica de LC-MS/MS na análise de resíduos de medicamentos veterinários, agrotóxicos e micotoxinas em alimentos; 8. Aspectos regulatórios; 9. Passo a passo no desenvolvimento de métodos em LC-MS/MS (teoria e prática); 10. Estudo dirigido: artigos para leitura e avaliação do curso (prova).

Professora: Bernardete Ferraz Spisso DQ


Data do curso:

10 a 14.06.19

Horário:

8 às 17 horas
(carga horária total de 40 horas)

Inscrições:

04.02.2019 até 18.04.2019

Resultado da Seleção

03.05

Resultado Final:

08.05

N° de Vagas:

10


Objetivo: O objetivo geral é de gerar conhecimentos teóricos e práticos sobre análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos. O objetivo específico do curso é de apresentar uma abordagem teórica e prática que permitirá a laboratórios se estruturarem para realizar análises de resíduos de agrotóxicos.

Público-alvo: Profissionais de Instituições públicas, preferencialmente da Rede Nacional de Laboratório de Saúde Pública que atuem na área de resíduos, além de bolsistas e alunos de pós-graduação atuantes ou não no laboratório de resíduos de agrotóxicos do INCQS.

Conteúdo programático: 1. Introdução as Boas Práticas de Laboratório de análise de resíduos de agrotóxicos com ênfase a Norma ISO NBR ISO/IEC17025; 2. Conceituação, Legislação Sanitária, Segurança Alimentar e Documentos referentes aos agrotóxicos e suas fontes de consulta; 3. Introdução à análise de resíduos de agrotóxicos de diferentes classes químicas; 4. Demonstração da metodologia de análise de multirresíduos; 5. Validação de metodologias na análise de resíduos de agrotóxicos; 6. Noções de avaliação estatísticas dos dados analíticos; 7. Introdução à técnica de cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas (CLAE-EM-EM).

Professoras: Lucia Helena Pinto Bastos e Maria Helena Wohlers DQ


Data do curso:

24 a 28.06.2019

Horário:

8 às 17 horas
(carga horária total de 40 horas)

Inscrições:

04.02.2019 a 03.05.2019

Resultado da Seleção

17.05

Resultado Final:

22.05

N° de Vagas:

10


Objetivo: Avaliar o efeito de toxicidade de materiais ou produtos plásticos empregando o Ensaio de Citotoxicidade “in vitro” – Método de difusão em Agar.

Público-alvo: Profissionais de Instituições públicas, preferencialmente da Rede Nacional de Laboratório de Saúde Pública que atuem na área de Laboratórios de Saúde Pública e também em controle de qualidade de produtos.

Conteúdo programático: O curso será teórico/prático em que abordará desde o princípio e aplicação do ensaio, como também sua execução bem como a realização do ensaio com células de mamífero para a avaliação da citotoxicidade do produto. Os docentes serão: Mirian Noemi Pinto Vidal e Renata Calil Lemos.

Professora: Mirian Noemi Pinto Vidal DFT


Data do curso:

21 a 25.10.2019

Horário:

8 às 17 horas
(carga horária total de 40 horas)

Inscrições:

04.02.2019 até 30.08.2019

Resultado da Seleção

13.09

Resultado Final:

18.09

N° de Vagas:

08


Objetivo:Apresentar, através de uma abordagem teórica e prática, os conceitos básicos de dissolução aplicado ao controle de qualidade de medicamentos utilizando as técnicas de cromatografia líquida de alta eficiência por detecção por ultravioleta e espectrofotometria por ultravioleta-visível (UV-VIS) e suas principais aplicações em relação a gestão da qualidade e qualificação do equipamento de dissolutor.

Público-alvo: Profissionais de Instituições públicas, preferencialmente da Rede Nacional de Laboratório de Saúde Pública que atuem na área de Laboratórios de Saúde Pública e também em controle de qualidade de produtos.

Conteúdo programático: 1. Apresentação do curso e boas-vindas. Procedimento Geral para Seleção de Metodologia de Análises de Medicamentos. Procedimento Geral para Seleção de Ensaios. Determinação de Peso e Volume em Medicamentos. Ensaios de Identificação de Princípio Ativo – 4h – Docente: Mychelle Alves Monteiro e Amanda Silva Rio. 2. Ensaio de Teor de Princípios Ativos e Substâncias Relacionadas em Medicamentos. Ensaio de Uniformidade de Doses Unitárias de Medicamentos. Adequação de Sistemas Cromatográficos – 4h – Docentes: Thiago Santana Novotny e José Luiz Neves Aguiar. 3. Conceitos teóricos de dissolução e Qualidade da água – 4h – Docentes: Solange Maria Coutinho Brandão, Euclides Quintino da Silva Filho e André Colonese Noções de Gestão da Qualidade no Controle de Qualidade de Medicamentos – 4h – Docente: Tatiana Forti. 4. Aplicações práticas dos ensaios de determinação de peso, de identificação e de teor de princípios ativos, de teor de substâncias relacionadas e uniformidade de doses unitárias – Cromatografia Líquida de Alta Eficiência – 8h Docentes: Amanda da Silva Rio, Thiago Santana Novotny e José Luiz Neves Aguiar. 5. Aplicações práticas dos ensaios de determinação de peso, de identificação e de teor de princípios ativos, de teor de substâncias relacionadas e uniformidade de doses unitárias – Espectrofotomnetria – 8h Docentes: Maria Virgínia Silva Cavalheiro, Antenor Alves Magalhães e Sibele Guimarães. 6. Aplicações práticas de dissolução de medicamentos – 8h Docentes: Solange Maria Coutinho Brandão, Euclides Quintino da Silva Filho, André Colonese e Patrícia Condé de Lima.

Professores: Mychelle Alves Monteiro e Euclides Quintino da Silva Filho DQ


Data do curso:

26 a 30.08.19

Horário:

8h30 às 17 horas
(carga horária total de 40 horas)

Inscrições:

até 19.06.2019

Resultado da Seleção

05.07

Resultado Final:

10.07

N° de Vagas:

10


Objetivo:Apresentar, através de uma abordagem teórica e prática, os conceitos básicos de dissolução aplicado ao controle de qualidade de medicamentos utilizando as técnicas de cromatografia líquida de alta eficiência por detecção por ultravioleta e espectrofotometria por ultravioleta-visível (UV-VIS) e suas principais aplicações em relação a gestão da qualidade e qualificação do equipamento de dissolutor.

Público-alvo: Profissionais de Instituições públicas, preferencialmente da Rede Nacional de Laboratório de Saúde Pública que atuem na área de Laboratórios de Saúde Pública e também em controle de qualidade de produtos.

Conteúdo programático: 1. Apresentação do curso e boas-vindas. Procedimento Geral para Seleção de Metodologia de Análises de Medicamentos. Procedimento Geral para Seleção de Ensaios. Determinação de Peso e Volume em Medicamentos. Ensaios de Identificação de Princípio Ativo – 4h – Docente: Mychelle Alves Monteiro e Amanda Silva Rio. 2. Ensaio de Teor de Princípios Ativos e Substâncias Relacionadas em Medicamentos. Ensaio de Uniformidade de Doses Unitárias de Medicamentos. Adequação de Sistemas Cromatográficos – 4h – Docentes: Thiago Santana Novotny e José Luiz Neves Aguiar. 3. Conceitos teóricos de dissolução e Qualidade da água – 4h – Docentes: Solange Maria Coutinho Brandão, Euclides Quintino da Silva Filho e André Colonese Noções de Gestão da Qualidade no Controle de Qualidade de Medicamentos – 4h – Docente: Tatiana Forti. 4. Aplicações práticas dos ensaios de determinação de peso, de identificação e de teor de princípios ativos, de teor de substâncias relacionadas e uniformidade de doses unitárias – Cromatografia Líquida de Alta Eficiência – 8 h Docentes: Amanda da Silva Rio, Thiago Santana Novotny e José Luiz Neves Aguiar. 5. Aplicações práticas dos ensaios de determinação de peso, de identificação e de teor de princípios ativos, de teor de substâncias relacionadas e uniformidade de doses unitárias – Espectrofotomnetria – 8 h Docentes: Maria Virgínia Silva Cavalheiro, Antenor Alves Magalhães e Sibele Guimarães. 6. Aplicações práticas de dissolução de medicamentos – 8 h Docentes: Solange Maria Coutinho Brandão, Euclides Quintino da Silva Filho, André Colonese e Patrícia Condé de Lima.

Professores: Mychelle Alves Monteiro e Thiago Santana Novotny DQ


Data do curso:

02 a 06.09.19

Horário:

8h30 às 17 horas
(carga horária total de 40 horas)

Inscrições:

até 18.07.2019

Resultado da Seleção

02.08

Resultado Final:

07.08

N° de Vagas:

10


Documentos para Inscrição
  1. Formulário eletrônico de inscrição SIGAEPS preenchido, impresso e assinado, disponível em www.sigaeps.fiocruz.br seguindo os links: Inscrição > Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) > “curso”.
  2. Currículo atualizado;
  3. Carta de indicação da Instituição de origem – com as devidas assinaturas e carimbos (Anexo I do edital);
  4. Perfil do candidato (Anexo II do edital );
  5. Fotocópia legível do Diploma (Ensino Médio ou Graduação), frente e verso na mesma folha.
  6. Fotocópia legível da Carteira de Identidade (frente e verso) – não serão aceitas CNH ou Carteira Profissional;
  7. Fotocópia legível do CPF (frente e verso), caso não conste na Identidade;
  8. Fotocópia legível da Certidão de Casamento, caso haja mudança de nome em relação ao diploma de graduação

A documentação deverá ser entregue pessoalmente ou enviada (via SEDEX) até 24h após o encerramento da inscrição:
Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde – FIOCRUZ
Coordenação de Ensino / Secretaria Acadêmica
Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ - CEP: 21040-900.
Tel.: (0-xx-21) 3865-5291


Objetivo: Capacitar profissionais na área de vigilância sanitária de serviços de diálise, abordando aspectos teóricos e práticos da coleta e análise microbiológica de água tratada para uso em terapia renal substitutiva, legislação vigente e metodologia oficialmente adotada no Brasil.

Público-alvo: Profissionais de instituições públicas, preferencialmente da Rede Nacional de Laboratório de Saúde Pública.

Conteúdo programático: 1. Pontos de coleta; 2. Amostragem; 3. Manipulação de amostras; 4. Metodologias utilizadas; 5. Modelo de TAAS; 6. Vidraria envolvida (LAL). 7. Acompanhamento das inspeções 8. Realização das análises no laboratório; 9. Interpretação de resultados de acordo com as legislações específicas 10. Avaliação dos laudos emitidos.

Professora: Joana Angélica Barbosa Ferreira DM


Data do curso:

Estabelecida após aprovação da solicitação

Horário:

(carga horária total de 40 horas)

Inscrições:

Até 50 dias antes da realização do curso

N° de Vagas:

20


Objetivo: Proporcionar conhecimentos aos profissionais que atuem na área de controle da qualidade de produtos saneantes. Objetivo Específico: Capacitar profissionais que atuem na área de controle da qualidade de saneantes em metodologias de determinação da concentração das atividades enzimáticas da protease e amilase em formulações de detergentes enzimáticos de uso restrito em estabelecimentos assistenciais de saúde com indicação para limpeza de dispositivos médicos. Ainda, demostrar a liberação dos resultados no Sistema de Gerenciamento de Amostras (Harpya).

Público-alvo: Profissionais de Instituições públicas, preferencialmente da Rede Nacional de Laboratório de Saúde Pública que atuem na área de controle da qualidade químico e físico-químico de saneantes.

Conteúdo programático: Apresentação dos ensaios de determinação da atividade enzimática da protease e da amilase descritos na Resolução RDC N° 55 de 14 de novembro de 2012; Apresentação dos materiais e equipamentos necessários para a execução dos ensaios; Realização de treinamento nas metodologias descritas na Resolução RDC N° 55 de 14 de novembro de 2012. Demonstração de liberação de laudo parcial no sistema Harpya.

Professores: Adriana Sant’Ana da Silva e Leonardo de Souza Lopes DQ


Data do curso:

Estabelecida após aprovação da solicitação

Horário:

(carga horária total de 40 horas)

Inscrições:

Até 50 dias antes da realização do curso

N° de Vagas:

03


Objetivo: Capacitar profissionais oriundos de Laboratórios públicos nas técnicas microbiológicas de alimentos e água.

Público-alvo: Profissionais de instituições públicas, preferencialmente da Rede Nacional de Laboratório de Saúde Pública que tenham experiência prática em microbiologia.

Conteúdo programático: Análises microbiológicas de alimentos e água; Técnicas de pesquisa e contagem de microorganismos; Micro-organismos patogênicos de importância em alimentos; Microorganismos indicadores da qualidade microbiológica de alimentos e água; Registros da qualidade. O conteúdo aqui descrito poderá ser modificado de acordo com a demanda institucional. O curso é 100% prático, são acompanhados os procedimentos dos alunos no laboratório e passadas as informações necessárias à rotina de análise de um laboratório de microbiologia de alimentos. Normalmente são dois instrutores que atuam em conjunto.

Professoras: Silvia Maria dos Reis Lopes e Carla de Oliveira Rosas DQ


Data do curso:

Estabelecida após aprovação da solicitação

Horário:

(carga horária total de 40 horas)

Inscrições:

Até 50 dias antes da realização do curso

N° de Vagas:

05


Como solicitar:
  • Enviar um ofício nominal a Coordenação de Aperfeiçoamento Acadêmico solicitando a realização do curso.
  • Informar o motivo, os tipos de análises e o número de profissionais a serem capacitados.
  • O pedido será avaliado. Caso seja aprovado, o curso será agendado e solicitado o envio do documento de inscrição (vide abaixo).
  • Lembramos que as despesas dos profissionais envolvidos na Capacitação in loco (passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transporte) e os insumos utilizados nas análises são de responsabilidade da Instituição demandante.
  • Toda demanda deverá ser feita diretamente à Coordenação de Ensino.

Mais informações: cpe@incqs.fiocruz.br ou (021) 3865-5291.